Saiba como cadastrar uma chave PIX no Banco Inter

Clientes do Banco Inter podem cadastrar suas chaves PIX no banco digital e transferências ilimitadas de forma instantânea e totalmente gratuita. Os usuários podem cadastrar o número do CPF/CNPJ, número do celular, e-mail ou até mesmo utilizar uma chave aleatória.

O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil permite que os usuários façam transferências 24h por dia, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. A ferramenta criada e gerida pelo BC foi muito bem aceita pelos brasileiros e atualmente é mais utilizada do que boletos, TED, DOC e cheques.

Como cadastrar uma chave PIX no Banco Inter?

Para cadastrar uma chave PIX no Banco Inter basta acessar o aplicativo do banco digital e selecionar a opção “PIX” no menu inicial. Desse modo, o usuário deve clicar na opção “Cadastrar chave” e escolher a opção desejada que pode ser o e-mail, celular, CPF/CNPJ ou uma chave aleatória. Por fim, basta confirmar a chave PIX e começar a utilizar.

A chave aleatória é uma forma de receber um PIX sem precisar informar dados pessoais ao pagador. Ao gerar a chave aleatória o cliente recebe um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que servirá para identificar a conta do recebedor.

Os usuários que já possuem uma chave PIX cadastrada em outra instituição, podem fazer uma alteração para vinculá-la à conta no Banco Inter. Para isso, os indivíduos precisam acessar o App do Inter e solicitar a portabilidade da chave PIX. Desta forma, o usuário deve receber o pedido de confirmação da instituição onde a chave está ativa, onde será preciso confirmar a portabilidade no canal de acesso da instituição.

É importante lembrar que os usuários podem ter chaves PIX em diferentes instituições financeiras. Contudo, não é permitido cadastrar uma mesma chave em instituições diferentes, ou seja, é possível ter o e-mail cadastrado no Banco Inter e o número do celular em outra instituição.

Melhorias no PIX

Com a grande aceitação do PIX pela população brasileira, o Banco Central do Brasil vem trabalhando para acrescentar novas ferramentas ao sistema de pagamentos. A novidade mais recente lançada pelo BC foi o “PIX Saque” e “PIX Troco”. Com essas ferramentas os usuários conseguem sacar ou receber o troco de um pagamento feito pelo PIX com dinheiro em espécie. A partir do dia 27 de dezembro, poderão ser realizadas transações por meio do PIX Saque e PIX Troco nas Casas Lotéricas com o valor limite de R$ 500.

Outra funcionalidade que vem sendo estudada pelo Banco Central é a possibilidade de utilizar o PIX offline. Segundo o Banco Central, atualmente estão sendo realizados estudos avançados e discussões sobre uma forma de pagamento por QR Code gerado pelo pagador mesmo quando este estiver offline. A novidade deve facilitar ainda mais a vida dos brasileiros em momentos onde não houver internet móvel ou sinal de Wi-Fi.

Apesar dos estudos sobre o PIX offline estarem avançando, “é necessário que o sistema de QR Codes seja melhor assimilado pela população em geral” disse o Banco Central. Sendo assim, ainda não existe uma data definida para a implementação dessa ferramenta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.