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Respiração diafragmática: Como praticar? Quais os benefícios?

Você já ouviu falar em respiração diafragmática? Sabe do que se trata essa técnica saudável que promete mais qualidade de vida, bem-estar e energia para o dia-a-dia? Se você ainda não conhece essa forma de respirar, então não deixe de acompanhar esse conteúdo que preparamos para você!

Neste artigo você encontrará informações importantes para praticar essa respiração e assim diminuir a ansiedade e a fadiga. Acompanhe.

O que é a respiração diafragmática?

A respiração diafragmática, como o próprio nome nos dá a entender, está relacionada com o uso do diafragma para levar o oxigênio até os pulmões e, consequentemente, expulsar o gás carbônico em seguida.

Trata-se de uma técnica muito importante e indispensável para quem quer aprender a respirar corretamente e assim promover mais saúde para o cérebro e todos os tecidos do nosso corpo.

Respirando pelo diafragma, vemos a nossa barriga “subindo e descendo” durante a respiração. Já quando respiramos incorretamente, vemos o tórax e os ombros se movendo, ao invés da barriga. Nesse segundo caso, a oxigenação é menor e pode levar ao aumento do estresse, fadiga e até da ansiedade.

Além disso, a respiração pelo diafragma tende a ser mais lenta e “completa”, fazendo com que os pulmões se encham mais e levem muito mais oxigênio para as células.

Como praticar a respiração diafragmática?

Para praticar a respiração diafragmática é muito simples. Você precisará de um momento de concentração e foco para garantir que a prática seja a melhor possível. Tendo esse momento só para você, é preciso que seja seguido os seguintes passos:

  1. Fique em uma posição ereta e relaxada. Você pode fazer isso deitado, sentado ou em pé.
  2. Coloque a sua mão sobre o seu abdômen, acima do umbigo. Assim você poderá sentir os movimentos que o seu corpo faz durante a respiração.
  3. Inspire o ar pelo nariz contando até quatro. Preste atenção na forma como os pulmões vão enchendo e o seu abdômen se movimentando.
  4. Tranque a respiração por dois segundos.
  5. Expire o ar pela boca, esvaziando calmamente os seus pulmões e sentindo o seu abdômen descendo. Conte até quatro enquanto estiver expirando.
  6. Repita o processo pelo menos duas vezes.
  7. Em seguida, continue respirando lentamente, inspirando pelo nariz e movimentando o abdômen, e expirando pela boca.

É importante praticar a reeducação da sua respiração, pois isso pode levar tempo. Sugerimos ainda que você una essa técnica de respiração com a meditação, para assim ter melhores resultados e mais benefícios.

Quais são os benefícios dessa técnica?

Entendido como funciona e como fazer a respiração diafragmática, vamos agora conhecer todos os benefícios envolvidos com essa prática:

  • Diminui a ansiedade e o estresse;
  • Alivia as crises de pânico;
  • Melhora a concentração e o foco;
  • Facilita a prática de exercícios físicos, pois você aprende a respirar;
  • Melhora o seu desempenho cognitivo, por levar mais oxigênio até o cérebro;
  • Diminui as sensações de fadiga e cansaço;
  • Diminui dores de cabeça;
  • Melhora a respiração e previne doenças respiratórias;
  • Melhora a postura;
  • Auxilia na desintoxicação do corpo.

Invista nessa prática saudável e tenha uma vida com mais qualidade e vitalidade.

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