Exercícios que aumentam a concentração e o foco

Você pode utilizar no seu dia-a-dia alguns exercícios que aumentam a concentração e o foco, além de estarem intimamente relacionados com a nossa memória.

Afinal, o nosso cérebro precisa ser sempre estimulado para que o seu desenvolvimento se mantenha sempre saudável e positivo. E para isso, medidas simples e pequenas mudanças no cotidiano já podem ajudar.

Exercícios que aumentam a concentração e o foco

Veja todos os exercícios que aumentam a concentração e o foco de uma forma muito interessante:

1- Observar algum objeto detalhadamente

Você pode começar simplesmente observando algum objeto de sua escolha. Por exemplo, a caneta que você tem perto do seu computador ou algum caderno.

Pegue este objeto em sua mão e tente limpar o seu pensamento sobre ele. Ou seja, não se deixe levar por pensamentos de quando você o comprou, onde comprou ou quanto pagou. Mas sim, o foco deve estar no objeto em si.

Repare na temperatura que a sua mão sente ao tocá-lo, além da textura. Foque nas sensações visuais e táteis. Vale também sentir cheiro e observar cada detalhe trabalhado no objeto.

Quando você conseguir examiná-lo por completo, solte o objeto e tente se lembrar do máximo de informações possíveis sobre o mesmo. Volte a observá-lo para analisar o que você pode ter esquecido.

2- Contar de 99 a 1 considerando apenas os números ímpares

Fazer uma contagem regressiva pode parecer simples, mas quando você tem um desafio, como o de focar apenas nos números ímpares, automaticamente o seu foco deverá ser mais apurado.

Para isso, conte 99, 97, 95, 93 e assim por diante. Se errar um número, não precisa recomeçar, mas tente voltar o máximo de foco para errar o menos possível.

3- Exercícios que aumentam a concentração: Contar quantas palavras há em uma página, e repetir

Pegue um livro em suas mãos e faça estes exercícios de concentração quando precisar escrever um bom texto ou responder uma prova: contar todas as palavras da página.

Depois que terminar de contar, reconte para conferir se errou a contagem. Repita até ter 2 vezes seguidas o mesmo número como resultado.

Você pode usar essa técnica para preparar o seu cérebro para um grande foco, como citamos no caso de uma prova. Entretanto, faça isso com 10 minutos de antecedência, e mantenha a mente tranquila na hora da prova.

4- Leia e tente relembrar o que acabou de ler

Quando você tiver que ler algum conteúdo, experimente ler uma página com muita atenção. Assim que terminar, tente externar tudo o que você adquiriu de conhecimento.

Vá pontuando, em voz alta ou através de anotações, tudo que vem à sua mente sobre aquele determinado conteúdo. Tente criar uma coerência, comece por palavras-chave e depois explique-as.

Por fim, releia a página e veja que tipo de informação você pode ter deixado passar. Marque as informações com marca texto e, ao terminar a leitura, exercite explicar o que aprendeu novamente. Quando sentir confiança na quantidade de informações adquiridas, avance na leitura.

5- Usar a mão não dominante

Usar a mão não dominante pode estimular muito o seu cérebro. Por isso, antes de começar uma prova, tente rascunhar algum desenho ou qualquer risco que com a mão não dominante pode ser muito difícil.

Além disso, procure usá-la para abrir o seu estojo de caneta, abrir sua garrafa durante a prova, e assim por diante. Quanto mais você estimular a sua mão não dominante, mais atento o seu cérebro tenderá a ficar.

Lembre-se que estas dicas são para exercitar o seu cérebro, e que questões relacionadas à problemas de memória devem ser tratadas com um médico capacitado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.