Redes sociais e a procrastinação: Como lidar com isso?

Conseguir lidar com as redes sociais e a procrastinação pode ser uma tarefa árdua para os mais “conectados”. Isso porque a impressão que se constrói é que as redes sempre têm algo muito interessante para apresentar, enquanto que a tarefa obrigatória pode ser vista como algo monótono e tedioso.

Por isso, neste texto nós trouxemos algumas dicas práticas para você aprender a lidar com essa situação de uma forma mais assertiva. Acompanhe e saiba mais sobre esse assunto importante.

Como lidar com a relação entre as redes sociais e a procrastinação?

As redes sociais e a procrastinação caminham lado a lado no dia a dia das pessoas. E o pior: em muitas situações os sujeitos sequer se dão conta dessa realidade.

Sendo assim, o melhor a se fazer é praticar a autoanálise, a fim de verificar até quem ponto você vem procrastinando por conta de uma rede social.

Depois que você conseguir encontrar a resposta para o questionamento acima, cogite pensar em estratégias para lidar com isso. Abaixo listamos algumas delas:

1. Tenha um horário fixo para usar as redes sociais

Estabelecer um horário fixo para usar as suas redes sociais é um bom caminho. Isso porque você sabe que em determinado momento terá a oportunidade de verificar comentários, curtidas e interações com os seus perfis. E assim, não fica com tanta ansiedade para abrir o aplicativo e verificar o que está acontecendo por lá.

Lembre-se também de estabelecer um tempo limite para esse tipo de navegação. Assim você não corre o risco de usar a pausa para ver as redes como um caminho para passar mais de uma hora procrastinando.

2. Mantenha as notificações desligadas enquanto você estuda/trabalha

Se você está estudando ou trabalhando, cogite desligar todas as notificações das suas redes sociais. Isso evita que a tela do seu celular, sempre acendendo, acabe provocando aquele desejo de abrir a rede social novamente.

Além disso, se você se sentir tentado a cair no uso das redes sociais e a procrastinação aparecer, deixe o seu celular quase inacessível no momento em que estiver ocupado. Assim você diminui as chances de pegar o celular (que estaria perto) só para dar uma “espiadinha”.

3. Acompanhe o tempo que você fica na rede social

Os celulares mais modernos já vêm com esse tipo de controle integrado de fábrica. Ou seja, é possível saber exatamente quantas vezes você desbloqueou a tela, quantas notificações recebeu e quanto tempo permaneceu em cada aplicativo.

Acompanhar esse tempo é uma forma de impedir que você passe horas demais nos app. Inclusive, por meio desse tipo de ferramenta é possível estabelecer um tempo limite de uso, a fim de ajudar você na hora de controlar quanto tempo você dedica para deslizar o feed das redes sociais.

4. Aproveite o lado positivo das redes sociais

Por fim, busque, nas redes sociais, grupos e conteúdos que agreguem valor na sua vida.

Nos dias atuais, é muito mais fácil encontrar produtores de conteúdo que inspiram, ensinam e trazem insights interessantes para a nossa vida.

Portanto, foque em encontrar esse tipo de conteúdo e fuja da relação entre redes sociais e a procrastinação, mas sim, use as redes como um caminho para aprender algo novo e interessante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.