Quantos minutos caminhar por dia?

Saber quantos minutos caminhar por dia é indispensável para quem quer aderir ao exercício e, dessa forma, quer impactar no peso que aparece na balança e nas sensações que o corpo sente como um todo.

Entretanto, é preciso estar atento a um ponto: cada objetivo pode requerer um tempo distinto de caminhada, que vai depender do seu tipo físico, seus desejos e, obviamente, o seu condicionamento físico.

Abaixo daremos mais detalhes para você. Acompanhe.

Quantos minutos caminhar por dia?

Estima-se que cerca de 30 minutos de caminhada, todos os dias, já é capaz de desencadear efeitos positivos em nosso corpo. Desde questões relacionadas ao processo de emagrecimento, até aquelas que tem relação direta com o nosso bem-estar e nossa saúde mental.

Entretanto, é possível apostar em mais minutos por dia caso o seu desejo seja queimar calorias de uma forma mais rápida. Por exemplo, se você caminhar durante uma hora, todos os dias, estima-se que você poderá perder mais de 300 calorias por dia, o que resulta em 2100 calorias por semana.

No entanto, se você está muito tempo sem praticar atividades físicas, pode começar a se exercitar de maneira gradativa. Veja:

  • No primeiro dia, caminhe 15 minutos.
  • No segundo dia, caminhe 25 minutos.
  • No terceiro dia, caminhe 30 minutos.
  • Caso queira elevar o tempo, vá aumentando os minutos gradativamente, até chegar no objetivo requerido e, a partir dele, manter um padrão diário.

Vale ressaltar que para manter a mente e o corpo ativos é preciso fazer uma caminhada de pelo menos 30 minutos por dia, como citamos. Entretanto, se o intuito for emagrecer mais rápido ou aumentar o condicionamento físico, invista no crescimento gradativo, até atingir uma hora de caminhada por dia – pelo menos.

Unir esse tipo de queima calórica com uma ingestão alimentar com pouca gordura ruim e poucos açúcares faz com que o corpo acelere o metabolismo, emagreça com saúde e promova muitos benefícios para a mente e para o organismo.

Abaixo explanamos um pouco mais sobre as vantagens da caminhada diária.

Benefícios de caminhar todos os dia

Agora que você já sabe quantos minutos caminhar por dia, veja as vantagens que essa prática poderá gerar no seu dia a dia:

  • Prazer e bem-estar mental: Você sentirá muito mais prazer e bem-estar no seu cotidiano, devido à produção de serotonina e endorfina no cérebro.
  • Promove a sensação de saciedadeExercícios como caminhada “agitam” o suco gástrico, diminuindo a fome.
  • Queima calorias de forma rápida: Impactando assim no peso corporal.
  • Aumenta a disposição para atividades de concentração e foco: Quando nos exercitamos, diversas funções em nosso organismo são equilibradas. Dentre elas, a concentração e o foco.
  • Melhora a circulação sanguínea: Esse exercício impacta na saúde das nossas panturrilhas, sendo essas o nosso “segundo coração”, pois são responsáveis por enviar o sangue para a parte superior do corpo. Por conta disso, a caminhada é capaz de diminuir a retenção líquida e melhorar a circulação sanguínea.
  • Tonifica as pernas: Quer pernas tonificadas? Então caminhe todos os dias e veja os resultados!
  • Melhora a qualidade do sonoA caminhada diária também é capaz de melhorar o nosso descanso à noite.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.