Quantas horas de estudo por dia o cérebro aguenta?

Quando pensamos em quantas horas de estudo por dia o cérebro aguenta, não devemos partir de uma resposta fechada. Isso porque há quem diga que o cérebro aguente 6 horas, enquanto outros profissionais da saúde apontam 8 horas.

Mas outro fator importante em meio a isso tudo é o chamado “tempo de saturação”. Nosso cérebro pode ficar saturado se mergulharmos nos estudos sem nenhuma pausa ou descanso. Assim, a saturação pode reduzir o tempo de estudo qualificado pela metade!

Por isso, neste conteúdo nós vamos discutir alguns pontos importantes que devem ser considerados antes de simplesmente acreditar que uma quantidade X de horas é a melhor para “todas as pessoas”. Acompanhe-nos. 😉

Quantas horas de estudo por dia o cérebro aguenta?

Para saber quantas horas de estudo por dia o cérebro aguenta é necessário, antes de qualquer coisa, avaliar a saúde mental do estudante.

Ele está bem? Ele está muito preocupado? Quais são as questões emocionais envolvidas com os estudos? Tudo isso é fundamental para garantir uma quantidade de horas de estudos necessária.

Além disso, outros fatores como saúde física, questões de alimentação, sono e descanso também entram para a lista.

E as questões não param por aqui!

Ao pensarmos em quantas horas de estudo por dia o cérebro aguenta, também devemos considerar:

O tempo de saturação pode variar

Estudos apontam que a saturação do cérebro acontece em 45 minutos ininterruptos de concentração e foco. Outros apontam que essa saturação acontece após uma hora. E ainda, há quem aponte que essa saturação só aconteça diante de uma hora e meia de estudos.

Mas afinal, quem está “falando a verdade”? Na realidade, a saúde cerebral pode contar com aspecto subjetivos, uma vez que cada corpo e cada mente é único.

Todavia, é importante avaliar de quanto em quanto tempo você sente que dispersou os seus pensamentos e não está mais focando no que lê ou assiste. Isso poderá lhe dar pistas de quanto tempo você leva para se sentir saturado.

É necessário considerar as pausas durante os estudos

Considerando a sua saturação, você deve ter em mente que na hora de estipular quantas horas de estudo por dia o cérebro aguenta, é fundamental contar os minutos de pausa.

Assim, se você constatou que seu foco se mantém pleno por uma hora, então, conte uma hora mais 15 minutos de pausa. Forme alguns ciclos de estudos dessa maneira, sempre pausando para renovar a sua mente e garantir a absorção de informações.

Mais de 8 horas de estudos pode ser desgastante

Considerando a sua hora de foco e os seus minutos de pausa, considere ainda que mais de oito horas de estudos por dia pode ser desgastante.

Afinal, para conseguir mais de oito horas você terá:

  • Que abrir mão da família;
  • Deixar de lado atividades prazerosas;
  • Abrir mão de exercícios físicos;
  • “Roubar” horas de sono e descanso;
  • Entre outras considerações.

Portanto, nada de ultrapassar esse horário achando que vai se tornar mais inteligente mais rápido, hein?

Procure sempre respeitar os seus limites e faça as coisas dentro de um tempo saudável e plausível. Você merece isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.