Quantas horas de estudo por dia é necessário?

Saber quantas horas de estudo por dia é necessário é algo desafiador. Ainda mais se levarmos em conta que cada pessoa pode ter um ritmo e um tempo específico.

Por isso, não podemos apontar uma carga horária “universal” para todos os estudantes, concorda? E, além disso, é necessário considerarmos diversos fatores singulares na hora de decidir quantas horas estudar por dia.

Sendo assim, convidamos você para acompanhar este nosso conteúdo e saber mais sobre esse plano de estudos. Vem com a gente!

Quantas horas de estudo por dia é necessário? Passo a passo para decidir

Como dito na introdução deste conteúdo, cada pessoa pode requerer uma quantidade distinta de horas de estudo. Assim, não podemos dizer que você deve ou não deve estudar X horas diariamente. Isso não seria nada justo.

Portanto, veja o nosso passo a passo e comece a calcular qual a carga de horas mais condizente com a sua realidade:

1- Você trabalha ou só estuda?

O primeiro ponto que deve ser avaliado é com relação às suas obrigações cotidianas. Você trabalha? É dona de casa? Tem filhos? Ou só estuda?

Tudo isso deve ser posto na balança na hora de decidir quantas horas de estudo por dia é necessário.

Afinal, se você pode se dedicar apenas aos estudos, é bem possível passar de 6 a 8 horas aprendendo, estudando e lendo. Mas, se você tem outras obrigações igualmente importantes no dia a dia, essa sobrecarga será impossível.

Portanto, primeiro ponto: quantas horas “livres” você tem por dia? Considerando que as obrigações não podem ser deixadas de lado (como cuidar dos filhos, da casa, etc.).

Encontre essa resposta primeiro e depois siga os próximos tópicos.

2- Qual a carga de tarefas que precisa concluir?

Depois que encontrar a sua quantidade de horas livres, estipule a quantidade de tarefas que precisa concluir a cada mês, semana e dia. Calcule como dividir os seus estudos e veja quanto tempo levará para cada matéria.

3- Estipule um horário de acordo com os seus limites

Com os dados anteriores em mãos, será muito mais fácil apontar quantas horas de estudo por dia é necessário de acordo com a sua realidade.

Vamos supor que você tem 4 horas livres à noite. Ao menos 1 hora deverá ser reservada para assistir algo que gosta, ler de maneira descontraída, interagir com a família, etc.

Então, hipoteticamente você teria 3 horas para estudar todos os dias.

Agora, se as tarefas demandam apenas 2 horas de estudos diários (como você estipulou anteriormente), ótimo! Então você ainda terá 2 horas de lazer o resto do dia. 😉

4- Lembre-se do tempo de saturação

Por fim, lembre-se de que ao pensar em quantas horas de estudo por dia é necessário devemos considerar a saturação do cérebro. Isto é, só porque você apenas estuda não quer dizer que deve se manter nos livros durante 12 horas por dia, concorda? Pois isso não garantiria aprendizagem, mas sim, cansaço e esgotamento.

Lembre-se ainda de fazer pequenas pausas a cada 45 minutos de estudos, garantindo muito mais absorção de conhecimentos.

Esperamos ter ajudado! Qualquer dica que você tenha, por favor, deixe nos comentários. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.