Qual a importância de se trabalhar a inteligência emocional?

importância de se trabalhar a inteligência emocional perpassa diversas esferas na vida de qualquer pessoa. É por meio dela que conseguimos construir relações interpessoais mais saudáveis, assim como aprendemos a lidar com as adversidades da vida de uma maneira mais equilibrada.

Porém, a importância dessa inteligência não para por aqui. Existem muitos outros fatores envolvidos com a mesma. A seguir destacamos alguns deles.

Qual a importância de se trabalhar a inteligência emocional?

A importância de se trabalhar a inteligência emocional poderia ser resumida em um ponto: saúde mental equilibrada. Afinal, a inteligência emocional está intimamente relacionada com o nosso bem-estar mental de maneira geral, pois é por meio dela que aprendemos a lidar com o que sentimos e com o que os outros demonstram sentir.

Com isso, quando essa inteligência é bem explorada na vida de uma pessoa, ela pode se deparar com os efeitos abaixo:

1- Você se sente mais autoconfiante

Você não se deixa levar pelas crenças incapacitantes quando desenvolve a sua inteligência emocional. Assim você compreende os seus pontos fortes e sabe reconhecer-se diante das suas próprias emoções, aprendendo a lidar com elas. Logo, tende a ser uma pessoa mais autoconfiante e “racional”.

2- Tem mais coragem para encarar desafios

Saber equilibrar o medo é uma tarefa bastante desafiadora. Mas, quando você investe na sua inteligência emocional, a tendência é que você consiga controlar-se melhor diante dos gatilhos de medo.

Consequentemente, tende a se tornar uma pessoa muito mais corajosa diante dos desafios da vida.

3- Mantém relações mais saudáveis

Quando as emoções dominam uma pessoa, ela pode falar e agir de uma maneira que a faça se arrepender mais tarde. Isso normalmente está envolvido com as relações com as outras pessoas.

Por isso, a importância de se trabalhar a inteligência emocional também está atrelada a relacionamentos mais saudáveis e equilibrados, uma vez que a tendência é que você não aja com tanto impulso.

4- Desenvolve a resiliência

A vida é cheia de desafios e surpresas. Às vezes, ganhamos o que queremos. Em outros momentos, perdemos. Faz parte da vida.

Porém, quando as emoções dominam um sujeito, ele pode ter mais dificuldades para lidar com os momentos difíceis. A consequência pode ser uma crise de ansiedade, estresse, depressão, etc.

Em contrapartida a inteligência emocional pode ser uma excelente peça-chave para se desenvolver a resiliência em meio às dificuldades.

5- Promove o autoconhecimento

Quando paramos para ouvir as nossas emoções, em busca da inteligência emocional, tendemos a nos conhecer melhor. Logo, esse autoconhecimento pode impactar em diversas esferas da nossa vida.

6- Sente-se mais satisfeito com a vida de maneira geral

Saber lidar com as emoções não é a coisa mais leve e simples do mundo. Ao mesmo tempo, não é impossível ou absolutamente doloroso. Mas sim, nos estimula a ter uma vida mais realizadora e feliz.

Quando conseguimos manejar aquilo que sentimos com mais equilíbrio, tendemos a ser mais alegres em nossas atividades cotidianas. Consequentemente, nos sentimos mais dispostos para a vida de uma maneira geral.

Experimente trabalhar a inteligência emocional em sua vida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.