Resiliência emocional e mental: Como desenvolvê-las?

resiliência emocional e mental está associada com o nosso controle das emoções e, consequentemente, dos nossos pensamentos. É aquela capacidade de se realocar emocionalmente, diante de situações cotidianas que possam ser vistas como “negativas”. Trata-se de uma habilidade emocional que pode ser desenvolvida, e que traz muitos benefícios para a vida do sujeito.

Afinal, é possível, através dessas resiliências, conquistar uma vida muito mais equilibrada, sem grandes desequilíbrios emocionais e sempre priorizando a qualidade de vida. Para isso, é necessário aprender a praticar o autoconhecimento e buscar novas oportunidades dentro dos caminhos difíceis da vida.

E para lhe ajudar nessa importante trajetória de desenvolvimento, fizemos este conteúdo com algumas dicas que podem abrir a sua mente. Acompanhe a gente até o fim! 😉

Como desenvolver a resiliência emocional e mental

Antes de qualquer coisa, é preciso considerar que não existe “fórmula mágica” quando o assunto é resiliência. Ou seja, não adianta alguém apenas dizer a você que é necessário “pensar positivo” sobre uma situação, pois sabemos que não é bem assim que funciona.

Quando estamos diante de algo ruim em nossas vidas, especialmente quando a situação acabou de acontecer, é muito difícil enxergar pontos positivos sobre o acontecimento. Por isso, o primeiro passo é saber que, sim, haverá momentos que nos sentiremos tristes e desesperançosos, o que é normal.

No entanto, depois de vivermos o nosso “pequeno luto” diante da situação ruim, estaremos aptos para começar a enxergar novos caminhos e possibilidades. E é aí que a resiliência emocional e mental começa a ser explorada.

Portanto, comece dando aquele passo importante: o de se escutar e se permitir ficar triste ou desapontado com alguma coisa. Somente depois de viver esse sentimento e permitir que ele venha à tona é que você deve começar a pensar nos próximos passos. Assim, você não sobrecarrega a sua saúde mental e consegue estabelecer um desenvolvimento sadio diante de um acontecimento ruim.

Mas, o que fazer nos passos seguintes? Temos algumas sugestões abaixo:

1- Exercite a sua flexibilidade e experimente coisas novas

A resiliência emocional e mental está associada com a flexibilidade diante de novos acontecimentos. Se algo ruim desestabilizou a sua rotina, respire fundo e comece a experimentar novas formas de executar as suas atividades ao longo do dia. Seja flexível e jamais pense que a sua rotina ou a sua vida terá as mesmas regras para sempre.

Inclusive, experimente coisas novas e estratégias diferentes de maneira corriqueira, e não apenas quando é “necessário”.

2- Desenvolva a sua autoconfiança e pratique o autoconhecimento

Pratique o autoconhecimento e sempre enxergue os seus pontos fortes. Eles são fundamentais para desenvolver a sua autoconfiança e fazer com que a sua resiliência emocional e mental seja ainda maior. Afinal, você saberá quais são as suas habilidades para começar outra vez.

3- Gerencie as suas emoções de forma mais racional

Quando perceber que alguma emoção está tomando conta dos pensamentos e das sensações, respire fundo e comece a analisá-la. Será que ela está coerente com a realidade? Será que talvez não seja um exagero? Mentalize, inclusive, que é você quem “manda” nas suas emoções.

4- Pense em qual caminho deseja seguir a partir de agora

Por fim, busque analisar qual será o novo caminho a ser seguido. Trace um plano e, lembre-se, ele pode mudar um pouco, lá na frente. E quando você reconhecer que essas mudanças fazem parte, aí sim você terá instaurado a sua resiliência emocional e mental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.