Quais as principais características de um empreendedor?

Você conhece as principais características de um bom empreendedor? Vamos refletir sobre isso?

Conhecer as principais características de um empreendedor pode lhe ajudar a melhorar a sua atuação dentro do empreendedorismo, uma vez que torna-se possível trabalhar os atributos que você já tem e os que deseja desenvolver.

E, para isso, elencamos 10 das principais características para que você possa conhecê-las e, quem sabe, colocá-las em prática a partir de hoje. Vamos lá? 🙂

Quais as principais características de um empreendedor?

Cada empreendedor possui pontos fortes e fracos, até porque somos todos humanos, certo? Portanto, entenda as características abaixo como um norte, e não como regra. Assim você conseguirá se desenvolver de uma maneira mais eficiente e justa.

1- Criatividade

A criatividade é uma das principais características de um empreendedor pois é ela quem ajuda na hora de desenvolver algo inovador e que seja útil de verdade. Ser criativo é trazer à luz ideias efetivas, e não aquelas prontas que todo mundo conhece.

2- Escuta ativa

Você também pode gostar:

A escuta ativa ajuda o empreendedor a “pescar” novas informações que podem servir de base para o desenvolvimento do seu negócio.

3- Comunicação assertiva

Ser um bom comunicador também faz toda a diferença. Afinal, como conseguir vender uma ideia se você não for capaz de colocá-la em palavras objetivas?

4- Organização

Ser uma pessoa organizada pode fazer com que a sua carreira de empreendedor decole mais rápido. Isso porque a falta de organização pode roubar o seu tempo e a sua produtividade.

5- Foco e concentração

Saber se concentrar e manter o foco nas suas atividades faz com que o seu tempo seja mais bem aproveitado. Além disso, a tendência é de que as suas tarefas sejam executadas com mais coesão.

6- Planejamento

Se você não souber aonde e como quer chegar, como saberá que atingiu os seus objetivos? Pois é! Por isso que o planejamento eficiente é uma das principais características de um empreendedor. Apenas esse plano é que poderá manter você focado em seu caminho.

7- Persistência e autoconfiança

Ser persistente no seu plano e manter a autoconfiança em dia é fundamental para construir um caminho mais sólido. Sem persistência, tendemos a desistir na primeira curva acentuada da vida; e sem autoconfiança, fracassamos na hora de tomar coragem e partir para a ação.

8- Capacidade de buscar conhecimentos

Saber onde buscar conhecimentos e absorvê-los com maestria é uma das principais características de um empreendedor. Afinal, apenas aprendendo algo novo é que poderemos desenvolver novas ações, não acha?

9- Visão inovadora

Tenha uma visão inovadora. Enxergue algo novo enquanto todas as pessoas estão buscando por respostas óbvias. Isso fará toda a diferença no seu processo de crescimento empresarial.

10- Curiosidade

Ser uma pessoa curiosa também é interessante e pode ajudar você na hora de ser um empreendedor de sucesso. Até porque não basta simplesmente querer saber, é preciso saber aonde buscar informações qualificadas e quais questionamentos devem ser respondidos, não é mesmo?

 

E você? Quais as principais características de um empreendedor que enxerga em si mesmo? Faça essa reflexão e comece a trabalhar as demais em sua vida e rotina! Bom desenvolvimento para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.