Autoconfiança no trabalho: Como desenvolvê-la?

autoconfiança no trabalho é uma peça-chave para quem quer crescer e se desenvolver na carreira. Afinal, quando nos sentimos seguros e confiantes, a tendência é que tenhamos mais iniciativa e consigamos praticar a proatividade com maestria.

Mas, como ser mais confiante a esse ponto? Quais ações devemos tomar para conquistar esses resultados? Veja, a seguir, algumas respostas que podem lhe ajudar.

Como desenvolver a autoconfiança no trabalho?

Para desenvolver a autoconfiança no trabalho é preciso tomar a decisão de ser uma pessoa confiante. Ou seja, não é algo que vai acontecer “milagrosamente”, mas sim, baseia-se em uma decisão.

Você precisa se reconhecer como uma pessoa confiante para, a partir disso, gradativamente desenvolver as suas habilidades e autoestima.

Entenda um pouco mais sobre isso acompanhando os tópicos abaixo:

1- Desenvolva a sua autoestima

Comece trabalhando a sua autoestima. Analise quais são os seus pontos fortes e fracos, e saiba desenvolver essas “falhas”. Isso vai lhe ajudar a se sentir mais confiante, à medida que você percebe que está conseguindo controlar um pouco mais esses “defeitos”.

Quanto mais você trabalhar em prol da sua autoestima, especialmente a intelectual, nesse caso, melhor será. Por isso, veja o que pode ser melhorado e procure enaltecer os pontos fortes também.

2- Pratique o autoconhecimento e saiba quais são as suas habilidades

O autoconhecimento será o seu maior aliado no processo de desenvolvimento da autoconfiança no trabalho. Sabe por quê? Porque assim você conseguirá conhecer quais fatores podem lhe deixar mais inseguro e, em cima desse conhecimento, poderá buscar alternativas para se tornar mais forte.

Veja um exemplo: vamos supor que você se sente muito inseguro na hora de apresentar um trabalho importante. O que fazer diante dessa informação? Bem, os cursos de oratória podem ser interessantes, não acha?

Perceba quais fatores podem ser melhorados e descubra quais são as suas reais habilidades.

3- Mantenha-se atualizado para desenvolver a autoconfiança no trabalho

Manter-se atualizado (academicamente) é muito importante. Busque sempre aprimorar os seus conhecimentos, de diversas maneiras diferentes, como por exemplo:

  • Através de cursos online;
  • Pós-graduação;
  • Uma nova faculdade;
  • Palestras e seminários;
  • Vídeos, podcasts e leitura de livros;
  • Entre outras possibilidades.

Com a internet, tornar-se uma pessoa atualizada ficou muito mais fácil, não acha? Portanto, busque fontes que podem agregar em sua vida e desenvolva conhecimentos sólidos sobre a sua área de atuação.

4- Tome mais iniciativas no seu trabalho

Sabe aquela expressão que diz que “se tiver medo, vai com medo mesmo”? Pois bem, é sobre isso que queremos discutir nesse tópico.

Se você tem receio e insegurança de fazer algo ou de tomar uma iniciativa no trabalho, existe uma forma muito poderosa de vencer esse medo: enfrentando-o. O enfrentamento pode acontecer aos poucos, de maneira gradativa e construtiva, mas, deve acontecer.

Comece a opinar sobre a ideia de alguém. Depois, dê uma ideia… Em seguida, explique algo novo. Traga soluções. Tome iniciativas!

Esse trabalho gradativo irá aumentar a sua autoconfiança, aos poucos, e de uma forma muito sólida. Invista nessas ações e cresça ainda mais! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.