Presidente da Caixa elogia calendário do Auxílio: “fácil de entender”

O calendário oficial do Auxílio Emergencial é “fácil de entender”. Essa é a opinião do Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Ele participou de uma live para tirar dúvidas sobre o Auxílio Emergencial nesta quinta-feira (6), no Youtube.

De acordo com Guimarães, o modo como a Caixa decidiu escalonar os pagamentos do Auxílio acabou deixando tudo mais fácil para todos os públicos. Para quem não lembra, o banco divide os dias de pagamentos por mês de nascimento de cada um dos beneficiários.

Dessa forma, se alguém nasceu em janeiro, vai receber em um dia, quem nasceu em março vai receber o montante em outra data. Segundo o Presidente da Caixa esse sistema acaba se tornando mais fácil porque todo mundo sabe o dia em que nasceu.

No entanto, muita gente criticou esse comentário do Presidente da Caixa, alegando que o calendário costuma sofrer muitas mudanças e lembrando que várias pessoas ainda possuem dúvidas sobre esse sistema. Há, por exemplo, uma crítica em relação a diferença de tempo entre um pagamento e outro.

É que mesmo que siga uma ordem de meses, o calendário do Auxílio não é linear. Dessa forma, algumas pessoas podem perceber uma diferença de até 40 dias entre a liberação do dinheiro de um mês e do mês seguinte. A Caixa não fez nenhum comentário sobre essa crítica.

Calendário polêmico

Nessa mesma live, o Presidente da Caixa disse que também está feliz com a manutenção do calendário do Bolsa Família. Ele disse que esse foi um dos “grandes acertos” do banco neste ano. As pessoas que recebem o Auxílio Emergencial via Bolsa Família seguem o mesmo calendário de sempre.

Como esse calendário do Bolsa Família é fixo, então as pessoas desse grupo já estão acostumadas com a data de pagamento. De acordo com as informações oficiais, esses pagamentos acontecem sempre nos últimos 15 dias do ano. Ao contrário dos informais, as pessoas do Bolsa Família recebem o dinheiro no mesmo ato da liberação.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, que responde pelo pagamento do Auxílio, o Governo concluiu as liberações da primeira parcela do benefício. Esse pagamento começou ainda o último dia 6 de abril e deve seguir com repasses nos meses seguintes.

Auxílio Emergencial

Em 2021, o Auxílio Emergencial do Governo Federal está nitidamente menor do que aquele que vimos no ano passado. A começar pelos valores do programa. Em 2020, o projeto chegou a pagar parcelas de R$ 1200 para as mães solteiras. Agora o benefício está pagando no máximo R$ 375.

Outro ponto que mudou é a duração. Agora, o projeto começou com os participantes sabendo que ele deve durar cerca de quatro meses. No ano passado, várias pessoas receberam todas as parcelas entre os meses de abril e dezembro. Eles pararam por causa da pandemia.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, vem dizendo que pode conseguir prorrogar a quantidade de meses de recebimento do Auxílio. Para isso, o Governo Federal teria que editar outra Medida Provisória (MP). Algo muito semelhante com o que aconteceu durante a prorrogação do ano passado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.