Poupança viabilizada no seu planejamento financeiro – dicas importantes

A poupança deve ser viabilizada no seu planejamento financeiro pessoal. Confira algumas importantes para essa finalidade!

É muito importante que elabore uma poupança de forma planejada para que possa atingir seus objetivos pessoais, ainda que seja um processo faseado dentro de um planejamento financeiro. 

Sendo assim, a viabilização de uma poupança é de extrema relevância para que alcance seus objetivos pessoais, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo e a sua situação financeira esteja negativa.

Poupança viabilizada no seu planejamento financeiro 

No entanto, para que possa elaborar uma poupança, é fundamental que elabore um planejamento financeiro pessoal, ainda que você esteja em uma situação financeira desfavorável. Primeiramente, é importante que separe seus custos fixos de seus custos variáveis, visto que essa separação te ajudará a controlar a sua rotina.

Separação de custos fixos e variáveis 

 De forma sucinta, os custos fixos são os valores referentes a manutenção da sua rotina, ou seja, os valores referentes ao fornecimento de serviços essenciais como: água, gás, energia elétrica, telefone, internet, gastos com supermercado, plano de saúde, aluguel etc.

Trocas viáveis 

Além disso, pode ser importante que faça trocas financeiramente viáveis. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção de cartão de crédito sem anuidade. Bem como, é possível realizar o mesmo tipo de troca no que diz respeito à sua conta corrente. Já que os bancos digitais oferecem serviços de qualidade com total isenção de tarifas, sendo uma troca interessante financeiramente. 

Coloque o foco no hábito de poupar

Ao tomar ações econômicas, você irá gerar economia naturalmente, sem que o hábito de poupar represente um sacrifício. Além disso, pode ser importante centralizar seus gastos através de um único cartão. Sendo assim, isso irá aumentar o controle dentro da sua rotina por meio dos aplicativos das fintechs.

Faça uso de ferramentas de gestão

Para facilitar esse fluxo, na atualidade existem ferramentas de gestão que podem te auxiliar no que diz respeito ao planejamento financeiro, como o Trello e diversos aplicativos de finanças pessoais.

 Dica para os endividados 

Entretanto, caso você seja uma pessoa inadimplente no momento atual, é importante que você verifique a possibilidade de renegociar suas dívidas. O Feirão Serasa Limpa Nome pode ser uma opção viável, visto que oferece opções interessantes para a pessoa física, como descontos de até 90% do valor total da dívida. 

No entanto, tenha cuidado para não criar um novo ciclo negativo, se endividando ao tentar pagar as suas dívidas atuais. Por isso, insira as parcelas acordadas em seu plano de finanças pessoais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.