Roteador do Google oferece tecnologia que melhora sinal do Wi-Fi

Aparelho conta com tecnologia mesh, que traz melhor conexão e pode ser vendido em kits para atender locais maiores

O Google anunciou a chegada ao Brasil do Google Wifi, seu roteador com tecnologia mesh que oferece uma conexão estável e cobertura para a casa toda. O aparelho foi desenvolvido para quem busca uma conexão de alta qualidade em toda a residência para conversar em videochamadas ou assistir a vídeos de alta qualidade via streaming. 

O Google Wifi funciona de maneira diferente de um roteador tradicional. O dispositivo utiliza a tecnologia mesh (que significa malha ou rede, em inglês). Além de fornecer uma conexão sem fio de alta potência e velocidade estável em todos os cômodos, essa engenharia também elimina as chamadas “zonas mortas” – aqueles pontos cegos da casa em que o sinal fica muito fraco ou não chega. 

Isso é possível porque o roteador foi desenvolvido com antenas de alto ganho e amplificadores, que ampliam a potência do sinal e garantem uma maior cobertura. Segundo a empresa, o Google Wifi é o roteador mesh mais vendido nos Estados Unidos. 

Este é o quarto produto lançado pelo Google no Brasil. Em 2014, a empresa trouxe o Chromecast, um produto parecido com um pen drive que, ao ser encaixado na TV, permite transmitir o conteúdo do smartphone, tablet ou laptop. Em 2019, foi a vez do Nest Mini, caixa de som inteligente com o Google Assistente integrado, e, neste ano, chegou também o Nest Audio, outro dispositivo de som para quem deseja ouvir música com melhor áudio. 

Instalação fácil e intuitiva

Além das qualidades de alcance, o novo dispositivo do Google tem um processo de instalação simples e intuitivo. Basta conectá-lo à energia e ao cabo de rede do modem de seu provedor de internet e abrir o app Google Home para fazer a configuração. 

O aplicativo oferece várias funcionalidades, como criar senhas alternativas para convidados, testar facilmente a velocidade do Wi-Fi, visualizar os dispositivos conectados à rede e selecionar aqueles que terão prioridade para uma conexão ainda mais rápida. 

Cabe ao usuário encontrar a melhor área para instalar os roteadores. Para isso, ele pode levar em conta que um único Google Wifi conectado ao modem consegue distribuir internet para todos os ambientes em uma residência de até 110 metros quadrados. 

Para cobrir áreas maiores, outros roteadores do Google poderão ser incorporados à rede, formando uma malha uniforme. Neste caso, o usuário pode criar formações que garantam conexões para todos os cômodos, como um triângulo, por exemplo. Não é necessário que todos estejam conectados ao cabo, apenas o roteador principal. 

A vantagem de um aparelho mesh frente a repetidores de sinal Wi-Fi é a capacidade de entregar a mesma capacidade de rede do roteador conectado ao modem. Com um kit de três unidades, é possível obter cobertura para um espaço de até 330 metros quadrados. 

Como funciona

Graças ao sistema mesh, os pontos de Wi-Fi ligados à rede trabalham juntos para determinar o melhor caminho para os seus dados. Essa comunicação entre os roteadores permite, entre outras coisas, andar de um canto para outro da casa com um dispositivo conectado, sem que haja nenhuma perda de desempenho – o que pode ser muito útil, por exemplo, durante uma videoconferência em que a pessoa queira se locomover do quarto para a sala sem sair da chamada. 

Outro atributo importante integrado ao Google Wifi é o Network Assist, uma tecnologia avançada que seleciona automaticamente o canal que esteja mais nítido (2,4 GHz ou 5 GHz), ajudando a maximizar a conexão com o dispositivo. O recurso ainda fornece insights úteis para melhorar o desempenho da rede, como sugerir a mudança de roteadores para um ambiente em que obterá melhor desempenho. 

Em questão de segurança, o Google Wifi será constantemente atualizado – sem interromper a conexão – afirma o fabricante. Ele também traz uma funcionalidade que permite aos pais controlarem a conexão dos dispositivos dos filhos, permitindo o bloqueio do sinal ou o acesso a sites impróprios. 

Disponibilidade e preço

O valor unitário do Google Wifi, usado para ambientes com até 110 m², é de R$ 999,00. Já o kit com três unidades é vendido por R$ 1.999,00. O Google afirma que já é possível encontrar o produto, disponível apenas na cor branca, nos principais varejistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.