Poupança: processo resolutivo na sua rotina

Conceitue a poupança como um processo resolutivo na sua rotina através de mudanças habituais. Veja dicas adaptáveis!

É possível elaborar uma poupança conceituando o seu planejamento financeiro como um processo resolutivo em longo prazo, focando em seus hábitos de compra e consumo.

Poupança: processo resolutivo na sua rotina

É comum que muitos abdiquem da poupança, pois não estão em uma situação financeiramente positiva. No entanto, você pode realizar um planejamento financeiro que torne a poupança algo orgânico na sua rotina.

Primeiramente, como deve ocorrer em qualquer modelo de planejamento financeiro, você precisa realizar uma espécie de mapeamento no qual você separe os seus custos entre fixos e variáveis.

Defina metas comportamentais

Por conseguinte, você deve definir metas em curto, médio e longo prazo. No entanto, no conceito de poupança flexível, é importante que você coloque como suas metas iniciais as suas mudanças comportamentais; já que é fundamental que você não foque em valores monetários no começo do seu processo.

Por exemplo, você pode modificar produtos bancários trocando opções tradicionais por ofertas das fintechs. Visto que as fintechs oferecem serviços bancários diferenciados, como conta corrente e cartão de crédito com isenção total das taxas.

Dessa forma, ao realizar uma troca, você pode direcionar os valores  economizados para a sua poupança. É importante que tenha ciência de que, provavelmente, você obterá valores irrisórios.

Visualize o seu processo de forma tangível

Entretanto, é relevante que conceitue a poupança como o resultado de um processo, de modo que você não foque exatamente nos valores guardados.

Dessa forma, você obterá uma visualização tangível do volume de mudanças realizadas por você, através da frequência de depósitos; essa visualização será de grande valia para que você estruture o seu processo financeiro futuramente.

Posteriormente, você poderá direcionar valores mais elevados e fixos para metas agressivas. Entretanto, é muito importante que você construa uma base no seu comportamento de compra e consumo; de modo que você questione seus impulsos de compra de forma orgânica.

Seja flexível com o seu próprio processo

Dessa forma, você poderá lidar melhor com suas finanças em situações não controláveis, como tem ocorrido nos últimos anos; já que a economia é impactada por diversas situações de forma global.

No entanto, a flexibilidade não deve ser inserida apenas na maneira como você realiza o seu planejamento; ela deve ser um conceito para você, de modo que não torne o seu processo uma fonte de cobrança excessiva.

Uma vez que, ao se cobrar excessivamente, você tende a abandonar o seu planejamento. Sendo assim, tenha clareza sobre as suas metas e entenda que você pode obter sucesso em longo prazo, ainda que o seu fluxo ocorra de forma não linear.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.