América do Sul: tudo que você precisa saber 

Confira um resumo sobre o tema

América do Sul: um resumo completo para suas provas

O termo “América do Sul” é usado para definir o subcontinente que está localizado na parte sul do continente americano. 

O assunto é abordado com muita frequência por questões de história e de geografia, principalmente dentro da prova do ENEM e dos vestibulares.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a América do Sul. Confira!

América do Sul: introdução

A América do Sul possui uma extensão territorial de mais 17 de milhões de quilômetros quadrados, o que representa aproximadamente 12% da superfície da Terra. O subcontinente é banhado pelo oceano Atlântico, pelo oceano Pacifico e pelo mar do Caribe.    

América do Sul: características

A América do Sul é caracterizada, do ponto de vista geográfico, pela cadeia de montanhas dos Andes que pode atingir até mesmo 6000 metros de altitude. No norte do subcontinente, a vegetação inclui a Floresta Amazônica. Na parte central existem terrenos alagados, como o pantanal brasileiro e o chaco boliviano. Na região sul, por sua vez, existem as planícies e cerrados. 

América do Sul: países

Ao todo, a América do Sul é formada por 12 países. São eles: Brasil, Uruguai, Argentina, Peru, Paraguai, Equador, Chile, Colômbia, Guiana, Venezuela, Bolívia e Suriname.     

América do Sul: colonização   

A América do Sul foi colonizada pelos espanhóis e portugueses.

Os portugueses se instalaram na parte litorânea e a economia da colônia portuguesa era baseada, inicialmente, na extração do pau-brasil (o chamado “ciclo do pau-brasil“). Os colonizados promoveram a instalação de diversas missões nos territórios colonizados, com o intuito de converter os nativos.    

América do Sul: economia 

A economia da América do Sul é muito variada. Na indústria, o foco está na produção de bens de consumo. Além disso, outras atividades fundamentais para a economia sul-americana são a exportação de produtos agrícolas e o refino de petróleo.    

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.