MEC publica edital com datas do Encceja 2022

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta segunda-feira, dia 16 de maio, no Diário Oficial da União, o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. De acordo com o documento, as inscrições serão gratuitas.

O período de inscrição do Encceja 2022 será de 24 de maio a 4 de junho. As solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social deverão ser feitas nesse mesmo período. Acesse aqui o edital.

A participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na faixa etária apropriada para cada etapa de ensino.

Desse modo, para obtenção do certificado do ensino fundamental podem se inscrever pessoas que tenham, no mínimo, 15 anos completos. Para obter o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida pelo MEC é de 18 anos completos na data de realização do exame.

Provas do Encceja 2022

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas do Encceja 2022 serão aplicadas em 28 de agosto. As provas da versão do exame para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, Encceja PPL, estão previstas para os dias 11 e 12 de outubro.

Além disso, o Inep informou ainda as datas das provas do Encceja para pessoas que moram fora do país. As provas do Encceja Exterior serão aplicadas em 18 de setembro, enquanto a realização do Encceja Exterior PPL está prevista para 19 e 30 de setembro.

Conforme estabelecido nas diretrizes do exame, para obter a aprovação, os estudantes precisam tirar, no mínimo, 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Vestibular 2023: Unicamp abre período para pedidos de isenção da taxa; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.