Poupança: organização e resiliência no seu planejamento financeiro

Você pode viabilizar uma poupança de maneira orgânica e flexível. Confira dicas para o seu planejamento financeiro pessoal!

Você pode viabilizar uma poupança de maneira orgânica e flexível, para isso, você deve conceituar a poupança como o resultado de um processo e não como um único objetivo dentro de um planejamento financeiro.

Poupança: organização e resiliência no seu planejamento financeiro

Primeiramente, você deve definir metas em curto, médio e longo prazo. No entanto, para que você obtenha clareza sobre suas metas é necessário que você faça uma espécie de mapeamento sobre sua situação financeira atual. No entanto, você pode utilizar ferramentas de gestão para essa finalidade, como o Trello ou aplicativos próprios para gestão financeira pessoal.

Todavia, dentro do conceito da poupança como algo flexível, é importante que suas metas iniciais sejam focadas em mudanças comportamentais. Posteriormente, você poderá focar em valores monetários; o mais importante é que você modifique hábitos que atualmente são identificados como nocivos para a sua vida financeira.

Faça trocas positivas e econômicas 

Por exemplo, você pode realizar pequenas trocas, como trocar um cartão de crédito tradicional por um cartão de crédito sem anuidade. Da mesma forma, você pode trocar uma conta bancária comum por uma conta digital. Neste exemplo, você estará economizando valores baixos. No entanto, é importante que você direcione os valores economizados para a sua poupança.

Visualize a sua mudança de forma tangível 

Ao direcionar valores baixos de forma frequente para a sua poupança, você estará criando uma poderosa visualização tangível do seu processo. Dessa maneira, você estará visualizando pequenas mudanças na sua rotina, sem que a poupança seja um “sacrifício” pontual.

Estude o mercado e planeje outras opções

Sendo assim, você poderá revisitar o seu planejamento periodicamente, definir metas mais agressivas e poupar valores fixos. Além disso, futuramente, você poderá estudar melhor o mercado de investimentos e verificar outras opções, considerando outras opções de renda fixa.

Entretanto, para que você modifique seus hábitos você deve ter clareza de que deve ser flexível também com o seu processo; já que o conceito de flexibilidade se refere a você comemorar pequenas mudanças e adaptar o seu processo, ainda que essa adaptação seja feita por algumas vezes até que seja resolutiva.

Seja paciente com o seu processo

É importante que você seja resiliente e paciente; já que você não deve abdicar do seu controle financeiro. Visto que ao abdicar de controlar suas finanças e de elaborar uma poupança, você deixa de controlar algo que já está acontecendo na sua rotina. Certamente, essa mudança será muito importante para o seu futuro e para a sua organização financeira atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.