Poupança orgânica e fluxo de finanças pessoais 

Viabilizar uma poupança organicamente pode ser um desafio para muitas pessoas. Veja dicas para as suas finanças pessoais!

Viabilizar uma poupança organicamente pode ser um desafio para muitas pessoas. Principalmente quando a sua situação financeira está aquém do programado. 

Poupança orgânica e fluxo de finanças pessoais 

No entanto, é primordial que você faça um planejamento de suas finanças, ainda que a sua situação financeira esteja negativa. Pois, somente dessa forma, você poderá direcionar uma poupança, de modo que consiga alcançar seus objetivos pessoais.

Separe os seus custos fixos e variáveis 

Sendo assim, primeiramente, é muito importante que você faça uma separação de seus custos fixos e custos variáveis, no entanto, esse mapeamento pode ser feito de forma simplificada.

Ferramentas de gestão

Você pode fazer uso de ferramentas de gestão, ou ainda de aplicativos; até mesmo um bom e velho caderninho de anotação pode ser utilizado, pois o que importa é que você controle a sua rotina, de modo que você tenha clareza sobre os seus custos fixos e variáveis, para que você verifique o que você pode fazer.

Não pense que você precisa realizar ações muito radicais, principalmente no início de um plano de finanças pessoais. Sendo assim, você pode verificar possíveis trocas viáveis financeiramente.

Trocas viáveis

Dessa maneira, você economiza dentro da sua rotina. Por exemplo, você pode trocar uma assinatura de TV a cabo por um serviço de streaming e economizar valores mensais.

Da mesma forma você pode verificar a possibilidade de adquirir uma conta bancária digital, bem como, um cartão de crédito sem anuidade. Uma vez que as fintechs oferecem excelentes serviços qualificados com isenção total de tarifas. Por isso, você pode encerrar a sua conta bancária tradicional e direcionar esses valores economizados para a poupança, ainda que sejam valores baixos.

Novo modelo mental

O fato de você guardar será importante para que você crie um novo modelo mental, de maneira que você veja a poupança como um fluxo natural na sua rotina e não como um sacrifício.

Além disso, ao colocar valores de forma rotineira na poupança, você irá verificar que, considerando um prazo mais longo, como um período de 12 meses, por exemplo, você economiza valores consideráveis.

Refaça seu plano de finanças pessoais

Sendo assim, refaça o planejamento periodicamente, até que poupar se torne algo natural para você. Posteriormente, poderá planejar valores fixos e elevados para essa finalidade. No entanto, é importante que você foque em novos hábitos e verifique pequenas mudanças na rotina, visto que podem gerar grandes economias, corroborando o seu planejamento financeiro pessoal e suas metas futuras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.