Informais e desempregados poderão entrar no Auxílio Brasil?

Pergunta em questão está circulando nas redes sociais na semana de início dos pagamentos do Auxílio Brasil

O Governo Federal começou nesta quarta-feira (17) os pagamentos do novo Auxílio Brasil. Para quem não sabe, esse é o programa que está substituindo o antigo Bolsa Família. Só que mesmo depois do início dos repasses, as dúvidas ainda são enormes a respeito do tema. Muita gente ainda não sabe o que esperar.

Talvez o ponto que esteja gerando maior discussão seja mesmo a questão do público que vai receber o benefício. É comum ver nas redes sociais questões como “Estou desempregado. Vou poder entrar?”, ou “Estava no Auxílio Emergencial, posso entrar no novo Bolsa Família automaticamente?”.

O problema em toda essa situação é que não dá para dar uma resposta concreta para essas pessoas. É que nem o Governo Federal sabe ainda se vai conseguir colocar mais gente no benefício. Só o que se sabe até agora é que apenas os indivíduos que estavam recebendo o Bolsa Família é que vão poder entrar no novo programa.

O plano do Governo Federal é aumentar a quantidade de usuários do Auxílio Brasil. A ideia é fazer esse número crescer de 14,5 milhões para 17 milhões de pessoas. Estamos falando portanto de cerca de 2,4 milhões de brasileiros que poderiam entrar no programa a partir de dezembro. Mas isso dependeria da PEC dos Precatórios.

Então na verdade não dá para dizer se os informais e desempregados irão poder entrar no Auxílio. Isso porque ainda não há uma confirmação dessa aprovação dessa PEC. E a situação piora quando se sabe que ainda não há sequer um prazo para que isso aconteça. Só resta mesmo esperar.

E se aprovar a PEC?

Em caso de aprovação da PEC dos Precatórios, o Governo automaticamente conseguiria mais espaço dentro do teto de gastos. E isso, na prática, significaria que o Palácio do Planalto poderia pagar o Auxílio Brasil para mais gente.

Só que mesmo que isso aconteça, nós não estaríamos falando de muito mais gente. São cerca de 2,5 milhões de novas vagas que entrariam a partir de dezembro. Isso, como se sabe, não atende todo mundo que precisa.

De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelo benefício, só o número de órfãos do Auxílio Emergencial é de cerca de 20 milhões de brasileiros. Isso quer dizer que muitos irão ficar de fora.

Auxílio Brasil

Em resumo, informais e desempregados poderão entrar no Auxílio Brasil. Mas isso ainda não está garantido e vai depender de uma série de acontecimentos. Primeiro, o Senado vai ter que aprovar a PEC dos Precatórios.

Logo depois, esses cidadãos precisam torcer para estar dentro de todas as regras do benefício. Isso inclui ter Cadúnico, e estar em situação de extrema-pobreza ou de pobreza desde que more com uma gestante ou um menor de 21 anos pelo menos.

E além disso, esse informal ou desempregado que não faz parte do Bolsa Família ainda vai ter que torcer para que o Governo encontre um orçamento para fazer esses pagamentos. Caso contrário, ele ainda vai ter que ir para uma espécie de lista de espera.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.