Poupança: novos conceitos direcionam o seu fluxo financeiro pessoal

A poupança pode fazer parte de um fluxo financeiro pessoal flexível e dinâmico que considere suas particularidades. Veja dicas!

A poupança pode fazer parte de um fluxo financeiro pessoal flexível e dinâmico que considere suas particularidades. Para isso, é importante que você separe seus custos entre fixos e variáveis e defina suas metas em curto, médio e longo prazo.

Poupança: novos conceitos direcionam o seu fluxo financeiro pessoal

É comum que as pessoas abdiquem da poupança quando não podem direcionar valores fixos para essa finalidade. Entretanto, você pode conceituar a poupança como um processo flexível na sua rotina, e não como o único objetivo monetário do controle de suas finanças pessoais.

Analise sua rotina

Para isso, você deve avaliar em sua rotina quais são seus hábitos de compra e consumo que podem ser modificados. Dessa forma, suas metas iniciais devem concentrar seus hábitos e não focar em valores monetários.

Por exemplo, ao trocar um cartão de crédito comum por um cartão de crédito sem anuidade, você estará gerando economia sem abdicar de serviço bancário. Dentro do conceito de poupança flexível, é importante que você direcione o valor economizado para essa finalidade, ainda que seja um valor irrisório.

Defina metas viáveis

Com o passar do tempo, você poderá direcionar valores com frequência, definindo valores fixos. O mais importante é que você visualize de forma tangível a frequência de depósitos; o que servirá de direcionamento para que você entenda o que já foi modificado e o que pode melhorar no que tange aos seus hábitos de rotina.

Dessa maneira, a poupança se torna um conceito econômico na sua rotina, e não um único objetivo de suas finanças pessoais. Posteriormente, você poderá direcionar valores fixos para a sua poupança e diversificar as suas opções de renda fixa através de outros investimentos.

Torne o seu processo orgânico e positivo

O mais importante é que você crie um caminho saudável e sustentável para lidar com o seu dinheiro em longo prazo, fazendo com que a poupança seja um processo orgânico na sua rotina e não um sacrifício pontual.

Além disso, é importante que você tenha paciência com o seu próprio processo, pois mudar hábitos requer constância e planejamento. No entanto, tenha clareza sobre suas metas e saiba que você pode obter sucesso de forma não linear.

Não abdique de controlar suas finanças

Não abdique de controlar suas finanças, já que ao abdicar desse processo, você deixará de controlar algo que está acontecendo na sua rotina. Portanto, faça adaptações dos pontos citados e conceitue a poupança como uma forma de lidar com sua rotina. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.