Cartão de crédito: saiba como utilizar e obter vantagens

Tenha um maior controle de suas finanças

Muitas pessoas falam que é preciso tomar muito cuidado com a utilização do cartão de crédito, devido às altas taxas de juros.  Ademais, sua utilização descontrolada pode acabar fazendo com que as dívidas se transformem em uma bola de neve.

Houve uma grande ampliação do crédito a partir dos anos 2.000. No entanto, a maioria das pessoas ainda não sabem como utilizá-lo corretamente. Felizmente, é possível usar o cartão de forma correta, trazendo inúmeras vantagens.

O uso responsável do cartão de crédito, com organização e disciplina, pode inclusive auxiliar no controle das finanças. Entretanto, é preciso seguir algumas regras, de forma que você possa usufruir ao máximo de suas vantagens.

Entrevista de emprego: dicas orgânicas e simplificadas para o candidato

Utilizando o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ajudar no controle de suas finanças de várias maneiras. Uma delas é que com a sua utilização, pode-se centralizar as suas despesas em uma só data. Sendo assim, há um melhor gerenciamento do que você gasta.

Com o cartão de plástico, você pode pagar contas como telefone, energia, internet, serviços de streaming, enfim, tudo em um só lugar. Dessa maneira você consegue facilitar o acompanhamento do que está sendo adquirido.

Esta estratégia, no entanto, não é aconselhada para quem possui vários cartões de crédito, pois dificulta a sua organização. O aconselhável é que se tenha no máximo dois. Desse modo você pode utilizar um para o controle mensal de gastos, e outro para emergências.

No caso de surgir uma eventualidade e você precisar pagar uma conta parcelada, você pode esperar pelo fechamento da fatura que se verifica entre cinco e dez dias antes do cartão vencer. Assim você tem até 40 dias para se organizar financeiramente, antes da próxima conta chegar. 

CAIXA libera SAQUE ESQUECIDO do FGTS e PIS/PASEP; veja como receber

Mais algumas vantagens do cartão

Outra dica é negociar a anuidade. Com um histórico de pagamento positivo, é possível se beneficiar de várias facilidades. Há uma grande concorrência no mercado, principalmente por conta dos bancos digitais. Existem muitos planos sem anuidade e você pode ter acesso à eles.

Uma boa estratégia para aproveitar melhor o seu cartão de crédito, é usufruir de todos os seus benefícios. Normalmente eles são oferecidos após uma compra. Fique atento, pois alguns bancos costumam dar descontos, por exemplo, na compra de entradas para o cinema, se você utilizar o cartão deles.

Pode-se também obter várias facilidades ao utilizar o cartão de crédito em sites de e-commerce, lojas de departamentos, restaurantes, e muito mais. Portanto, antes de adquirir seu cartão, busque saber os locais onde tem desconto.

Estratégia para o uso do cartão de crédito

Para utilizar o cartão de crédito de forma positiva, deve-se tomar cuidado para não cair em armadilhas. O uso de mais de três cartões pode desorganizar as suas finanças, e aumentar as suas dívidas.

Fique atento com os cartões oferecidos por redes varejistas, pois seus juros são mais altos e a anuidade mais cara. Existe também a vantagem de você ir menos às lojas dessas empresas, economizando, quando não possui o cartão deles.

Não se deve utilizar o cartão de crédito para realizar saques, pois as taxas cobradas pelas administradoras são muito altas. É preferível, no caso de haver uma necessidade de dinheiro, optar pelo crédito pessoal.

Para um melhor uso do cartão de crédito, é indicado que se evite o atraso da fatura, além do pagamento mínimo da conta. Os juros são muito altos, e se houver repetições no atraso, você pode ficar sem controle. Uma dica é fazer um planejamento financeiro, e gastar no cartão apenas o que você pode pagar de forma integral. 

CGU: portal de corregedorias migrou para a plataforma gov.br

Conclusão

O cartão de crédito pode ser um grande aliado para a organização de suas finanças, se for utilizado de forma objetiva e disciplinada. É preciso que seus gastos fiquem dentro do orçamento, e que você busque por um plano com inúmeros benefícios.

No mais fique atento às armadilhas relacionadas a utilização de créditos. Fuja dos juros altos e da anuidade. Tenha em mente que há inúmeros bancos e instituições financeiras no mercado, portanto, procure pela melhor opção de cartão de crédito.

Aproveite os benefícios e utilize o cartão com parcimônia. Ele é um grande aliado para o seu dia a dia e também para casos emergenciais. No entanto, tome cuidado, seus juros são muito altos e você pode acabar com grandes dívidas. No mais, é uma ótima opção de pagamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.