Poupança: novas possibilidades por meio de novos hábitos

Abra novas possibilidades por meio de novos hábitos ao entender a poupança como um hábito. Confira pontos relevantes!

A poupança pode ser o resultado de um planejamento financeiro estruturado, uma meta sazonal ou de uma educação financeira. No entanto, o que a poupança nunca será é o resultado de uma indecisão. Por isso, é muito importante que você veja a poupança como um hábito e verifique as suas possibilidades de decidir por alcançar suas metas pessoais.

Poupança: novas possibilidades por meio de novos hábitos

 Para que você alcance seus objetivos pessoais não existe uma fórmula, principalmente, se você não recebeu uma educação financeira ao longo da sua vida. Entretanto você pode tomar a decisão de modificar seus hábitos. Por isso, quando sugerimos que você veja a poupança como um hábito, não estamos minimizando a situação financeira, que pode estar negativa; é exatamente neste ponto que a poupança deve ser um hábito.

Muitas pessoas não direcionam uma poupança porque não sobra dinheiro, mas dificilmente sobrará dinheiro sem nenhuma modificação na rotina.

Hábitos pessoais

Por isso, quando você tem a poupança como um hábito pessoal, ela se torna mais fácil, pois ela se torna um processo e não um projeto pontual. Sendo assim, faça um mapeamento sobre a sua situação financeira e separe os seus custos fixos de seus custos variáveis.

De forma muito sucinta, são os seus os seus gastos referentes à sua sobrevivência, como o fornecimento de energia elétrica, água, telefone, internet, aluguel etc. Os demais são os custos variáveis. 

Posteriormente pense sobre seus hábitos e este é um ponto muito importante. O que pode ser modificado? Não precisa ser nada muito radical. Você pode trocar uma TV a cabo por um streaming ou um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade, dentre outras trocas pertinentes ao seu estilo de vida.

Poupe os valores economizados

Sendo assim, você deve direcionar os valores para a sua poupança. Lembre-se de que você está conceituando o hábito de poupar. Por isso, não existem valores irrisórios neste momento, apenas o hábito de guardar.

Certamente pode ser um pouco difícil para você entender esse caminho, mas você estará criando um modelo mental que será muito importante para o seu futuro.

Metas pessoais e novos caminhos financeiros

Posteriormente você poderá direcionar os valores fixos para a sua poupança. O mais importante é que o seu planejamento não se torne um ponto de autocobrança e sim um processo de modificações importantes para que você alcance suas metas em curto, médio e longo prazo.

Além disso, é importante que ao modificar seus hábitos, refaça o seu planejamento periodicamente. Certamente você obterá sucesso ao mudar a sua relação com o dinheiro e isso abrirá novas possibilidades, visto que poupar será algo natural para você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.