Poupança: separe seus custos fixos de seus custos variáveis

É muito importante que você faça uma reserva de emergência por meio de uma poupança, ainda que você comece por valores baixos. Veja dicas!

É muito importante que você faça uma reserva de emergência por meio de uma poupança, ainda que você comece por valores baixos. Sendo assim, veja algumas dicas simples para que você inicie o seu planejamento financeiro e eleve suas chances de alcançar seus objetivos pessoais, ainda que seja algo evolutivo apenas em longo prazo.

Poupança: separe seus custos fixos de seus custos variáveis

Primeiramente, separe seus custos fixos de seus custos variáveis, visto que essa separação te ajudará a controlar a sua rotina. De forma geral, custos fixos são os valores referentes a manutenção da sua rotina, ou seja, os valores referentes ao fornecimento de água, gás, energia elétrica, telefone, internet, gastos com supermercado, plano de saúde, aluguel etc.

Ações econômicas 

Posteriormente, verifique ações que gerem economia. São pequenas mudanças que podem gerar economia na sua rotina, não precisa ser nada muito radical, visto que devem ser ações sustentáveis.

Trocas viáveis

 Sendo assim, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade, por exemplo. Bem como, você pode realizar o mesmo tipo de troca no que diz respeito à sua conta bancária. Visto que as fintechs oferecem produtos bancários sem anuidade. O mais importante é que você direcione os valores economizados para a sua poupança. Já que é relevante que veja a poupança como um hábito. 

A poupança como um hábito

Uma vez que ao direcionar valores para a poupança sempre que você gerar uma economia, você estará estimulando novos hábitos para ser uma pessoa econômica de forma natural, sendo esse um dos principais objetivos do seu planejamento, viabilizando uma poupança.

Além disso, se atente a usabilidade do cartão de crédito. Visto que muitas pessoas se endividam porque utilizam o cartão de crédito como uma renda extra. Porém, o cartão de crédito não é uma extensão financeira, sendo necessário que faça uso do cartão de maneira planejada.

Limite para o cartão de crédito

Portanto, estabeleça um limite dentro do seu orçamento para que possa  fazer uso do cartão de crédito como uma ferramenta de apoio para a sua centralização de gastos e maior controle de rotina.

Além disso, o Feirão Serasa Limpa Nome oferece opções interessantes para a pessoa física, que está inadimplente, com descontos de até 90% do valor total da dívida.

 No entanto, cabe uma ressalva, já que você pode criar um círculo de novo endividamento ao tentar pagar as suas dívidas atuais. Portanto, insira as parcelas no seu planejamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.