Currículo: diversifique suas possibilidades através da objetividade na construção do documento 

Currículo: diversifique suas possibilidades através da objetividade na construção do documento. Confira dicas importantes!

É importante que o candidato direcione a construção do seu currículo para que consiga alcançar suas objetividades de carreira, pensando em um cenário amplo. Por isso, é pertinente, na condição de candidato, que você se atente a alguns pontos inerentes à construção do seu currículo como um documento funcional.

Currículo: diversifique suas possibilidades através da objetividade na construção do documento 

Primeiramente, você deve ter clareza sobre os seus objetivos de carreira no momento atual; já que o seu currículo deve ser direcionado para o seu objetivo.

Caso você tenha uma profissão que permita que você se abra para outras possibilidades, ou ainda, caso você esteja aberto para diferentes níveis hierárquicos, é importante que você faça um currículo diferente para cada vaga, visto que o seu currículo deve ser sempre focado. Por exemplo, é possível que você faça um currículo direcionado à sua experiência para uma vaga de analista, ao passo que você pode criar um outro modelo que direcione o documento para uma vaga de assistente, por exemplo.

Disponibilidades diversificadas

Já que algumas pessoas possuem disponibilidades diversificadas, porém, não é aconselhável que você deixe o seu currículo muito poluído, quando pensamos em informações sobre seus objetivos e experiências. Sendo assim, a descrição da sua experiência também deve ser direcionada, caso você tenha muitas experiências desencontradas e aleatórias.

Ordem cronológica inversa na construção do seu currículo

Insira as experiências que tenham mais foco para o seu objetivo no momento atual. Além disso, é muito importante que vocês descreva as suas atividades focando em palavras-chave de sua área de atuação. Já que esse é um ponto que causa curiosidade no profissional de recrutamento e seleção para que o seu currículo seja explorado posteriormente.

Além disso, tanto na descrição do profissional quanto na descrição da sua carreira acadêmica, sugerimos que você respeite a ordem cronológica inversa dos fatos, ou seja, opte sempre por priorizar as informações atualizadas.

Organização do documento

Por fim, a aparência do documento também deve ser considerada. Verifique que seu currículo esteja visivelmente limpo e organizado e faça uma revisão ortográfica.

Caso opte por uma foto coloque uma imagem sua que transmita uma postura séria; evite lugares festivos ou ambientes muito pessoais. Dessa forma, você estará elaborando o seu currículo como um documento que pode direcionar a sua carreira profissional. Lembre-se de que o mais importante é que você tenha clareza sobre os objetivos de carreira, já que além de você pontuá-los no decorrer do seu currículo, será de extrema valia durante uma entrevista de emprego

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.