Poupança: não alimente seu ciclo pessoal contraproducente 

Não alimente seu ciclo pessoal contraproducente e modifique hábitos para viabilizar uma poupança. Confira algumas dicas!

Poupar dinheiro pode ser desafiador, por isso, é importante que você faça um planejamento financeiro que ampare essa necessidade de obter uma poupança, até que poupar se torne um hábito natural na sua rotina.

Poupança: não alimente seu ciclo pessoal contraproducente 

Muitas pessoas negligenciam a poupança, pois se encontram em uma situação financeira negativa; o que é completamente compreensível. Porém, a tendência é que você aumente o seu ciclo pessoal contraproducente quando você negligencia o registro das informações.

Visto que viabilizar uma poupança é apenas registrar algo que está acontecendo na sua rotina. Por isso, é muito importante que você mantenha esse foco para que você controle essa rotina de maneira faseada.

Faça um mapeamento da sua situação atual 

Por isso, é importante que você faça um mapeamento da sua situação atual utilizando ferramentas de gestão. Por exemplo, o Trello é uma ferramenta que permite que você faça um diagnóstico preciso da situação atual e direcione suas metas em curto, médio e longo prazo.

Além disso, também é relevante que você modifique hábitos nocivos financeiramente, através de pequenas mudanças na sua rotina. Por exemplo, você pode cancelar uma assinatura de TV a cabo e assinar um streaming, ou ainda, cancelar o cartão de crédito tradicional e optar por uma opção sem anuidade, já que as fintechs são fontes importantes de serviços e produtos bancários com isenção total de tarifas.

Coloque o seu foco em novos hábitos

Dessa maneira, você estará diminuindo os valores consideravelmente quanto aos seus gastos de rotina, sem abdicar de serviços utilizados. Além disso, ao focar em hábitos faz mais sentido que você guarde valores baixos, já que você está criando um caminho mental que pode ser muito resolutivo para a sua relação com o seu dinheiro em longo prazo.

Portanto, é importante que você não abdique desse controle e tenha a poupança como um hábito. Posteriormente, quando você já estiver habituado a tantas mudanças, poderá adicionar um valor fixo para essa finalidade.

 Tenha hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis

Visto que é muito importante que você tenha hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis para que, conforme suas finanças melhorem, você consiga mantê-los. Uma vez que muitas pessoas continuam em uma situação de endividamento, ainda que a faixa salarial seja aumentada.

Por isso, planejar suas finanças com foco em hábitos, tende a ser uma resolução para a sua vida em longo prazo. Entretanto, é necessário que você seja flexível e tenha paciência com o seu próprio processo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.