Auxílio Brasil: 3 milhões de pessoas entrarão no programa, diz Ministério

De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 3 milhões de pessoas poderão entrar no Auxílio Brasil neste mês de janeiro

O Governo Federal deverá começar na próxima semana a terceira rodada de pagamentos do Auxílio Brasil. De acordo com o calendário oficial, a primeira data do repasse é o próximo dia 18 de janeiro. Neste dia, receberão o dinheiro as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

Nesta terça-feira (11), o Ministério da Cidadania anunciou oficialmente que cerca de 3 milhões de brasileiros entrarão no programa já neste mês de janeiro. Esse aumento no número de usuários já era esperado e prometido pelo Governo Federal. Entretanto, agora já dá para saber de quanto vai ser essa elevação.

Ao que parece, será maior do que estava se esperando. Até o final do ano passado, membros do Governo Federal estavam garantindo a inserção de  algo em torno de 2 milhões de famílias. A previsão subiu para 2,7 milhões na última semana. E agora se sabe oficialmente que serão 3 milhões de novos beneficiários.

Até dezembro do ano passado, apenas as pessoas que já estavam na antiga formação do Bolsa Família é que podiam receber esse novo benefício. A partir de agora, o Governo vai abrir o projeto para indivíduos que não estavam no programa. E serão justamente esses 3 milhões de novos usuários.

Quem entrar não precisa fazer nenhum tipo de nova solicitação para receber o benefício. O dinheiro vai cair automaticamente na conta deles sem a necessidade de qualquer tipo de confirmação. Então resta sentar e esperar para que a quantia caia na conta a partir do próximo dia 18 deste mês de janeiro.

Como saber se estou entre os selecionados

De acordo com o próprio Governo Federal, as pessoas irão saber que estão no Auxílio Brasil por meio de cartas que serão enviadas pelos Correios para endereços que estão registrados no Cadúnico.

“As três milhões de novas famílias incluídas já começaram a receber notificações desde a última semana. Ao entrar no programa, elas recebem, via Correios, no endereço informado durante o cadastramento, duas cartas da Caixa”, diz o Ministério da Cidadania.

“A primeira (carta) é um informativo com orientações gerais, enquanto a segunda traz o Cartão Auxílio Brasil. O número de 17,5 milhões de beneficiários é o maior da história dos programas de transferência de renda do Governo Federal”, concluiu a pasta

Fim da fila do Auxílio Brasil

Vale lembrar que o Ministério da Cidadania está batendo na tecla de que eles conseguiram zerar a fila de entrada no programa em questão. Todavia, é preciso ter cuidado com essa informação por uma série de razões.

Acontece que o Governo está dizendo que conseguiu zerar a fila de espera atual. Isso não quer dizer portanto que eles irão conseguir seguir zerando a lista. Logo, entende-se que muito mais gente vai pedir para entrar no programa.

Vale lembrar, aliás, que o próprio presidente Jair Bolsonaro vetou o trecho da lei do Auxílio Brasil que dizia que o Governo Federal tinha obrigação de manter essa fila zerada. Então é muito possível que essa espera siga existindo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.