Poupança: modifique hábitos na sua rotina de forma planejada

A poupança pode ser resultado de um planejamento financeiro pessoal flexível e objetivo. Confira dicas relevantes e adaptáveis!

A poupança pode ser resultado de um planejamento financeiro pessoal flexível e objetivo. No entanto, é necessário que você coloque o seu foco no seus hábitos de compra e consumo.

Poupança: modifique hábitos na sua rotina de forma planejada

É comum que muitas pessoas abdiquem da poupança, pois não podem direcionar valores fixos para essa finalidade. Entretanto, é possível que você elabore uma poupança como parte de um processo planejado, e não como o único objetivo do seu planejamento de finanças pessoais.

Sendo assim, você deve separar seus custos atuais entre fixos e variáveis. Dessa maneira, você obterá maior clareza sobre quais são seus hábitos passíveis de mudanças.

Faça uso de ferramentas de gestão

Para essa separação você pode utilizar aplicativos próprios para gestão financeira, ou ainda, você pode utilizar uma ferramenta como o Trello, já que essa é uma ferramenta customizável e dinâmica.

Após esse processo é importante que você analise sua rotina e faça pequenas mudanças de forma planejada. Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito atual por uma opção isenta de tarifas. Dessa maneira, você estará mantendo o serviço bancário e gerando economia.

Faça trocas viáveis

Dentro do conceito da poupança como o resultado de um processo pessoal, é importante que você direcione todos os valores economizados para essa finalidade, ainda que os valores sejam irrisórios.

Dessa forma, você estará criando um processo tangível na visualização de suas finanças; o que pode ser muito importante para que você construa um relacionamento positivo com o seu fluxo financeiro pessoal em longo prazo. 

Centralize seus gastos

Centralizar seus gastos em um único cartão de crédito é uma possibilidade para quem deseja economizar. Além disso, é importante que você questione seus impulsos de compra.

O cartão de crédito não é uma extensão de sua renda fixa. Por isso, você deve minimizar seus gastos e planejá-los para que você possa diminuir os seus custos variáveis.

Foque no seu processo de forma flexível

Com o passar do tempo, você poderá definir metas maiores e direcionar valores fixos para a poupança. Entretanto, é muito importante que você mantenha o foco nos seus hábitos; já que, dessa forma, você irá modificá-los de maneira sustentável.

Não abdique de controlar sua rotina financeira

Pois, o conceito da poupança como algo pontual pode fazer com que você se cobre excessivamente e abandone todo o seu processo. Portanto, não abdique de controlar suas finanças.

Visto que, ao não controlar sua rotina, você estará apenas abdicando de algo que já está acontecendo no seu dia a dia, independentemente se o seu fluxo atual é positivo ou negativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.