Poupança e a viabilização de suas finanças pessoais

É muito importante que alimente a poupança como um hábito através de algumas mudanças habituais e de paradigmas. Veja dicas!

É muito importante que alimente a poupança como um hábito através de algumas mudanças habituais e de paradigmas. Uma poupança pode viabilizar uma reserva de emergência, por isso, é necessário criar um hábito para que a poupança seja direcionada objetivamente. Confira algumas dicas adaptáveis!

Poupança e a viabilização de suas finanças pessoais

No entanto, para que alcance seus objetivos pessoais, é importante que se atente a diversos fatores inerentes à sua situação financeira atual, ainda que você esteja em uma situação orçamentária negativa. Por isso, realize uma espécie de faseamento de suas metas. 

Utilize ferramentas de gestão

Dessa forma, para que alcance essa objetividade, no início do seu plano financeiro, é relevante que você utilize aplicativos de finanças, ou ainda, ferramentas de gestão, como o Trello.

Todavia, sabemos que direcionar valores para uma poupança pode ser um desafio pessoal para quem se encontra em uma situação de inadimplência.

Dicas para inadimplentes 

Por isso, é relevante que alcance seus objetivos com foco em novos hábitos. Geralmente sugerimos que conheça o Feirão Serasa Limpa Nome, já que se trata de um evento que oferece opções interessantes para a pessoa física, como descontos de até 90%.

No entanto, em caráter de exceção, a FEBRABAN e o Banco Central realizarão um mutirão para os inadimplentes durante este mês de novembro de 2021, e pode ser viável conhecer essa ideia e analisar as propostas, no entanto, insira as parcelas negociadas no seu planejamento financeiro.

A poupança e as trocas econômicas

Além disso, dentro de um planejamento financeiro é importante que faça trocas econômicas e direcione todos os valores economizados para a sua poupança. Por exemplo, é possível trocar uma conta bancária tradicional por uma conta digital. Visto que as fintechs oferecem excelentes serviços bancários com isenção total de tarifas.

Dessa forma, seguindo esse mesmo raciocínio, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção de cartão de crédito sem anuidade. Ou seja, faça uma análise dentro da sua rotina e verifique quais são as trocas pertinentes que podem ser feitas para que você possa economizar valores. 

Direcione todos os valores economizados para a sua poupança 

Ainda que os valores economizados sejam baixos, direcione-os para a poupança. O hábito de guardar dinheiro poderá ser de grande valia para que realize seus planos pessoais, modificando a sua relação com o seu dinheiro. Por isso, não desista do seu planejamento, ainda que a viabilização da poupança ocorra de forma não linear. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.