Poupança: dicas para controlar a sua rotina

Viabilize uma poupança através de um controle de sua rotina e planejamento financeiro. Confira dicas assertivas e adaptáveis!

Sabemos que é muito importante a viabilização de uma poupança, no entanto, um planejamento financeiro pessoal pode ser um desafio. Sendo assim, confira algumas dicas para que você possa começar a poupar e fazer seu dinheiro render. 

Poupança e o controle de sua rotina 

Faça controles dentro da sua rotina para direcionar a sua poupança. Sendo assim, sugerimos que anote seus gastos em uma planilha ou use um app de finanças pessoais. O primeiro passo para que você faça um devido planejamento financeiro, é que você saiba exatamente o quanto você gasta.

Planilha de custos

Por isso, é importante que você faça uma planilha de custos mensais, bem como, no início do seu planejamento pode ser fundamental que você consiga saber exatamente todos os detalhes sobre os seus gastos diários.

Corte despesas desnecessárias 

Tente cortar despesas desnecessárias. As despesas desnecessárias não são as despesas oriundas de fatores externos não controláveis, são exatamente os gastos que você tem dentro da sua rotina, dos quais você não possui muita clareza e percepção.

Sendo assim, faça o corte de gastos supérfluos e, se possível, faça trocas financeiramente viáveis. Por exemplo, troque um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Sendo assim, você estará cortando uma despesa sem abdicar de um benefício.

Concentre as contas em uma data e os gastos em um cartão  

Caso seja possível, concentre e pague suas contas no mesmo dia, para se organizar melhor para poupar. Pois dessa forma você terá maior clareza sobre seus gastos, além de centralizar os seus gastos para uma data, centralize-os também em um único cartão de crédito. Dessa forma, o controle dentro da sua rotina se tornará mais natural.

O cartão de crédito não é uma renda extra

Tenha disciplina no que diz respeito ao cartão de crédito. Lembre-se que o cartão de crédito não é uma renda extra, por isso, estabeleça um limite dentro do seu orçamento.

Invista em opções mais rentáveis 

Guarde seu dinheiro em uma conta  rentável, em muitas fintechs o seu dinheiro rende mais que a poupança, até 100% do CDI.  Sendo assim, você pode procurar algumas opções para investimentos e direcionar valores para objetivos específicos.

Alguns exemplos de opções para investir é através da conta digital do Nubank, Banco Inter, aplicativo Iti do Itaú, enfim, são diversas opções oferecidas no mercado financeiro hoje para quem deseja poupar para o futuro. Sendo assim, sugerimos que faça da poupança um hábito e alcance suas metas, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.