Por que temos medo de pedir ajuda no trabalho?

De maneira geral, todos nós temos medo de pedir ajuda em algum momento da vida, especialmente no trabalho. A insegurança bate e aquela dúvida fica em nossa mente, nos impedindo de tomar uma decisão de solicitar o auxílio de alguém. Com isso, ficamos estagnados. E, ao mesmo tempo, mantemos a “pose” de independentes, embora isso não necessariamente seja algo positivo.

Tendo isso em mente, como podemos lidar com essa situação? Como deixar o medo de lado e aceitar que, a todo momento, temos algo interessante para aprender com o outro? Saiba mais em nosso artigo.

Por que temos medo de pedir ajuda no trabalho?

Em essência, nós somos narcisistas e egoístas. Queremos que o mundo “dance a nossa música”, e sempre acreditamos que estamos certos. Com isso, quando uma dúvida surge no meio do caminho, podemos nos sentir incapazes ou até mesmo, em casos mais extremos, inúteis.

Embora ambas as colocações estejam erradas, esse medo tem sido muito latente na vida das pessoas. Há quem veja o pedido de ajuda como um aval para a fraqueza, mas, o que acontece é justamente o contrário!

Quando pedimos ajuda, temos força o suficiente para reconhecer que não somos perfeitos, e tudo bem não ser! Ninguém é e todo mundo possui habilidades e dificuldades. Faz parte do ser humano.

Porém, quebrar a imagem de “potência” pode ser muito difícil, especialmente para os homens que, de maneira geral, estão inseridos em uma sociedade um tanto quanto tóxica, quando pensamos em masculinidade.

Portanto, nós temos medo de pedir ajuda no trabalho porque não queremos mostrar fraquezas. Queremos ser perfeitos. Ao mesmo tempo, muita gente teme perder o emprego ao demonstrar que não sabe algo. Mas, pasme: fingir que sabe e cometer equívocos por conta disso é muito pior do que aceitar a falta de conhecimento e buscar saná-la. Pense sobre isso! 😉

Como lidar com esse medo?

Para lidar com esse medo, comece a pensar no viés positivo do que está acontecendo. Por exemplo:

  • Pense no tempo que você irá poupar ao pedir ajuda. Assim, ao invés de perder muito tempo “quebrando a cabeça” para encontrar uma solução que você não conhece, peça para alguém experiente e otimize o seu resultado. Importante: Isso não quer dizer que você não deve tentar algo sozinho… Estamos ressaltando a importância do trabalho em equipe, e não a anulação de aprendizagens individuais, ok?
  • Considere que você aprenderá muito com a experiência de outra pessoa. Assim, além de aprender apenas a como praticar algo, você ainda trocará experiências com uma pessoa que tem muito a contribuir.
  • Ninguém sabe de tudo e tampouco é perfeito. Entenda que você tem muitas habilidades e conhecimentos, mas, não há necessidade, e nem possibilidade, de saber tudo.
  • Comece a perguntar e pedir ajuda quando se deparar com uma dificuldade. Não pense no que vão achar. Apenas, aja. Isso impedirá que você crie desculpas e barreiras na sua mente.

Lembre-se que a ajuda mútua é que faz com que todos cresçam

Agora que você já sabe por que temos medo de pedir ajuda, considere que essa atitude – de buscar auxílio de alguém – pode fazer com que você e a outra pessoa cresçam. E assim, ambas se direcionam rumo ao sucesso. Você perceberá isso com mais clareza quando, lá na frente, você for a pessoa solicitada para ajudar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.