Por que é difícil mudar de emprego?

Por que é difícil mudar de emprego? Por que será que temos tanta dificuldade de colocar um “ponto final” em um emprego para, mais tarde, iniciar em outro, novo e diferente?

As mudanças não são fáceis, e isso é fato. Mas isso não quer dizer que elas não devam acontecer. Basta lembrarmos de quantas vezes mudamos em nossas vidas, e o quanto isso foi valioso para o nosso crescimento.

Sendo assim, neste texto vamos refletir juntos sobre a dificuldade que muitas pessoas têm de aceitar a necessidade de trocar de carreira. E assim, quem sabe, você – ou alguém que você conhece – possa se encorajar a iniciar um novo caminho. Acompanhe-nos!

Por que é difícil mudar de emprego?

Porque temos medo do novo. Simples assim. Na realidade, o medo nem é exatamente do novo – às vezes o novo nos impulsiona a seguir adiante, mas sim, o medo está mais atrelado à atmosfera desconhecida.

Para a nossa mente e o nosso cérebro, o que eles não conhecem pode ser entendido como uma ameaça à sobrevivência. Isso quer dizer que, de acordo com a nossa natureza, vamos acabar preferindo a zona de conforto. Faz parte.

Mas, como não vivemos pautados apenas nas questões emocionais, mas também levamos em conta o racional, não podemos deixar que essa angústia nos domine. Podemos, sim, vivê-la, falar sobre ela e atravessá-la, mas jamais permitir que ela simplesmente comande as nossas vidas.

O novo sempre parecerá assustador

Pense na última vez que você conheceu uma pessoa nova, foi em algum lugar pela primeira vez ou viveu uma experiência diferente das que você costuma viver. Agora, pense nas sensações que permeavam essas situações. É bem provável que você tenha sentido um desconforto, mesmo que mínimo em algumas circunstâncias.

Afinal, o novo poderá parecer assustador nos mais diversos âmbitos de nossas vidas.

Queremos, na medida do possível, ter o controle de nossa vida e de todas as coisas. E quando algo novo aparece, a sensação é de que esse controle está um pouco fora do compasso.

Só que o fato é que nem sempre conseguiremos manter tudo sob controle. Nós o perderemos, volta e meia. Mas, como já dizia Chris Martin (Coldplay): “Só porque eu estou perdendo, não significa que eu esteja perdido”. 

O primeiro passo é o mais difícil

Lembre-se, ainda que é difícil mudar de emprego apenas nas primeiras etapas. O importante é dar o primeiro passo – esse tende a ser sempre o mais difícil. 

Começar alguma coisa requer muita energia mental e física, tanto para conhecer o que está por vir, quanto para se desenvolver, se preparar, crescer e estabelecer uma nova “zona de conforto”.

Assim sendo, comece a se desafiar mais. Se você sente que o seu emprego atual não está mais alinhado ao que você precisa, talvez seja o momento de viver outra proposta. E embora seja difícil mudar de emprego, o “difícil” não tem o mesmo significado, no dicionário, que “impossível”. Pense sempre nisso e vá em frente, rumo aos seus sonhos! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.