João Campos fala sobre a educação de Recife em evento nacional: “Estratégia bem desenhada”

As palestras conferidas no Educa Week 2021 deram o que falar. Os participantes discutiram temas importantíssimos, como a evasão escolar, a dificuldade de acesso nas etapas iniciais, além dos obstáculos terríveis impostos pela pandemia da Covid-19.

Um dos presentes foi o prefeito de Recife, João Campos, que citou o que tem feito em seu governo na cidade nordestina para melhorar a educação pública.

De acordo com Campos, as ações na educação recifense podem ser consideradas um case de sucesso. “O estado de Pernambuco tem uma rede de ensino integral maior que São Paulo e que o Espírito Santo juntos. Em 2007, Pernambuco tinha uma evasão escolar de mais de 25% no ensino médio. A última pesquisa registrou uma taxa de menos de 2%”, apontou o político.

O prefeito ressaltou que é preciso paciência e agir com técnica para conseguir efeitos positivos, que inclusive não vem rapidamente. “É preciso ter um plano de longo prazo para lidar com a Educação, não dá para achar que vai resolvê-la em apenas três meses, ou que um governo em quatro anos vai conseguir lidar com problemas sistêmicos”, afirma o filho de Eduardo Campos.

Ele citou alguns pilares essenciais para conquistar índices satisfatórios na educação. “É necessária uma estratégia bem desenhada em várias frentes diferentes. Desde você melhorar a qualidade de infraestrutura de uma escola no Sertão ou da zona periférica na cidade, à você ter um programa denso de formação de professores, ter um currículo adequado, que seja moderno e dialogue com atratividade”, pontuou.

A alfabetização de crianças na fase inicial da escola também foi abordada por João Campos. Para ele, essa é uma etapa crucial para qualquer pessoa que deseja ter um futuro mais promissor.

“Nós temos que intensificar a alfabetização na nossa cidade, em nosso país. É alfabetizar na idade certa, porque isso é um direito emancipatório. Quando a gente faz isso com uma criança, a gente dá o direito de ela construir o seu futuro, ser o que ela quiser ser, ter liberdade e autonomia na sua vida”, disse Campos.

Fonte: Assessoria de Imprensa / EducaWeek

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.