Plano de retorno ao escritório: Você fez um?

plano de retorno ao escritório precisa ser desenvolvido com muita atenção e cuidado. Afinal, ainda estamos lidando com um cenário confuso e que requer precauções.

A pandemia, que pegou todo mundo de surpresa, fez com que novas dinâmicas de trabalho acontecessem. No meio disso, o trabalho remoto se fez necessário. Porém, à medida que a vacinação em massa avança, o trabalho presencial volta a se tornar uma alternativa.

Mas isso não quer dizer que o retorno acontecerá de uma forma incrível e “mágica”. Mas sim, um plano precisa ser feito para garantir segurança e a qualidade de vida. A seguir, portanto, apresentamos algumas dicas nesse sentido. Continue lendo.

Plano de retorno ao escritório – pontos para refletir sobre o assunto

O plano de retorno ao escritório deve contemplar fatores como: segurança, bem-estar, produtividade e relações interpessoais. Esses são apenas alguns dos pilares desse processo de retorno, e se você é um líder, sabe do quanto cada um deles é importante, não é mesmo?

Por isso, convidamos você para acompanhar os nossos pontos abaixo e assim desenvolver um bom plano para a sua equipe:

1. Avalie os diferentes cenários que podem surgir adiante

Antes de elaborar apenas o plano de retorno ao escritório, foque em redigir cenários possíveis. O que isso quer dizer? Lembre-se de que é possível que uma nova variante apareça. Assim como é possível que a pandemia fique, de uma vez por todas, controlada.

Sendo assim, faça uma lista (com base em pesquisas) sobre os possíveis cenários futuros. Depois que analisar quais caminhos podemos estar seguindo (no sentido pandêmico), estabeleça um plano de ação para cada caso.

Depois disso, apresente esses planos para os seus liderados. Eles precisam saber como podem agir diante de impasses que venha a surgir no caminho.

2. Saiba apresentar bons motivos para o retorno ao escritório

Além de dar esse amparo acima aos seus colaboradores, lembre-se de apresentar bons motivos para o retorno ao escritório. Claro que é obrigação do colaborador voltar, mas, isso não quer dizer que você deva ser mente fechada a ponto de apenas dizer “voltem e pronto”, não é mesmo?

Por isso, apresente quais são os benefícios do retorno. Isso poderá impulsionar a motivação da sua equipe.

Quer um exemplo de motivo? A interação entre os colaboradores pode ajudar na hora de desenvolver um time mais produtivo e focado.

3. Aponte informações importantes sobre a segurança dos colaboradores

Por fim, considere, na hora de fazer o seu plano de retorno ao escritório, que a segurança precisa ser incentivada.

Isto é, faça um manual, baseado em um bom protocolo de combate à Covid-19, na hora de retornar ao trabalho presencial.

É muito importante que você incentive o uso de máscaras (corretamente e com máscaras de qualidade), o distanciamento social, a abertura de janelas para circular o ar, e assim por diante.

Dessa forma você conscientiza o seu time e aumenta os índices de segurança em sua empresa.

E considere, também, ficar atento às recomendações dos órgãos públicos. Se for necessário pausar o trabalho presencial e focar no online mais uma vez, é melhor seguir esse caminho. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.