Trabalho Voluntário: como funciona e quais são os benefícios

O trabalho voluntário é uma ação focada em causas sociais e comunitárias. Ele consiste basicamente no investimento de tempo para ajudar o próximo e é pautado em valores morais como a solidariedade. Esse tipo de trabalho beneficia tanto quem se voluntaria quanto quem é auxiliado.

Há vários tipos de trabalho voluntário que atendem a diferentes necessidades. Não é determinada uma idade máxima nem mínima para ingressar nesse tipo de serviço, mas é fundamental ter disposição e interesse em contribuir positivamente para o impacto social

O presencial é o mais comum e pode ter uma atuação pontual ou continuada. O modelo assistencialista tem como foco atender demandas sociais urgentes como a construção de casas e consultas médicas.

Já o formato empresarial tem como objetivo capacitar profissionais e estudantes para o mercado de trabalho. Independente da modalidade escolhida, o voluntariado é uma experiência única de aprender com outras pessoas, lugares e culturas. Além disso, você pode emergir em outras realidades que estão distantes do seu meio social. 

Para muitos graduandos, o trabalho voluntário é a primeira oportunidade de atuar em sua área de estudos. Desse modo, é possível ganhar experiência prática naquilo em que deseja atuar e aplicar todos os conhecimentos aprendidos em sala de aula.

Há países que recebem intercambistas que desejam ser voluntários e empresas que dão preferência a candidatos que possuam alguma habilidade nesse sentido. Outra vantagem é poder usar as horas dedicadas ao serviço para eliminar atividades extracurriculares na universidade. Sendo assim, você pode enriquecer o currículo e ampliar as possibilidades profissionais.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.