Dicas de como escrever um bom texto dissertativo

O texto dissertativo é um dos gêneros mais exigidos nos concursos, vestibulares e seleções de emprego. Saber escrever uma boa redação requer domínio da língua portuguesa e a habilidade de apresentar argumentos seguindo uma linha lógica.

O leitor precisa entender a mensagem transmitida sem ruídos de comunicação e isso nem sempre é fácil. O texto dissertativo tem como objetivo defender um ponto de vista central a partir de argumentos estruturados, com base em dados, fatos ou qualquer elemento que sustente a ideia apresentada.

Os tipos de dissertação mais comuns são a expositiva e a argumentativa, sendo essa última a mais recorrente em provas e exames. Por isso, apresentamos abaixo algumas orientações sobre esse tipo textual.

Dicas de como escrever uma boa dissertação

Em primeiro lugar, é preciso ler atenciosamente a proposta de redação, pois compreender o que está sendo solicitado ajuda a definir como estruturar o seu texto. Durante a leitura, sublinhe as informações principais e destaque os aspectos mais relevantes.

Caso a prova não apresente um texto motivador, é necessário que o candidato tenha repertório prévio para discorrer sobre o tema. Isso pode ser feito através da leitura de outros textos que esclareçam informações acerca do assunto apresentado.

Verifique se há necessidade ou não de colocar título em seu texto. Desse modo, você vai otimizar seu tempo de escrita. Outra dica fundamental é construir uma boa introdução. Você pode começar fazendo uma alusão histórica sobre o tema ou destacando um aspecto sociocultural relacionado ao mesmo. Isso ajuda a prender a atenção do leitor e mostra que você domina o assunto sobre o qual está escrevendo.

Em seguida, elabore um desenvolvimento e apresente os argumentos através de premissas que corroborem com seu ponto de vista. Por fim, conclua a redação propondo uma ação ou efeito que seja coerente  com a tese desenvolvida.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.