Como equilibrar a vida pessoal e profissional no trabalho remoto?

Para equilibrar a vida pessoal e profissional no trabalho remoto é preciso exercitar a sua autodisciplina. Caso contrário, há riscos de você misturar os dois âmbitos da sua vida de uma maneira intensa – e muito facilmente.

Para lhe ajudar, portanto, elencamos algumas dicas que podem ser úteis para esse propósito. Acompanhe e saiba mais!

Como equilibrar a vida pessoal e profissional no trabalho remoto?

Não existe segredo. Você terá que se dedicar para conseguir atingir um equilíbrio entre as duas áreas da sua vida. Caso contrário, todas as coisas poderão se misturar e a sobrecarga de trabalho pode surgir.

Sendo assim, comece olhando para si mesmo: Como anda a sua rotina? Você respeita um expediente/horários? Pense sobre isso. Assim você conseguirá ter um bom ponto de partida.

E para lhe ajudar nessa caminhada, temos outras dicas:

1. Tenha um expediente bem traçado

Saber qual é o seu expediente de trabalho pode fazer toda a diferença. Caso contrário, você sempre terá aquela sensação de que pode “fazer mais uma coisinha” e assim roubar o seu tempo de descanso.

Da mesma forma, não ter um limite de tempo bem estabelecido pode fazer com que você acabe caindo na procrastinação. O que, de qualquer forma, atrapalha a vida pessoal e profissional.

2. Deixe que os seus colegas saibam qual é o seu horário de trabalho/atendimento

Esclarecer o seu horário de trabalho para os seus colegas, chefe e/ou clientes também é fundamental. Infelizmente, na hora de equilibrar a vida pessoal e profissional no trabalho remoto, muitas pessoas se esquecem de que elas não precisam atender os clientes fora do horário de trabalho.

Claro que há casos que podemos responder algo rápido e simples. Mas ficar resolvendo problemas fora do horário de trabalho apenas irá desgastar a sua saúde mental. Cuidado!

3. Eduque a sua família

Assim como todos os seus clientes e colegas precisam saber qual é o seu horário de trabalho, a sua família também. Afinal, ela pode interromper a sua rotina de trabalho, provocando atrasos e, consequentemente, expedientes mais longos.

Eduque quem mora com você e não permita distrações e intromissões o tempo todo!

4. Tenha um ambiente fixo para trabalhar

Estabelecer um espaço para trabalhar também pode ser uma boa ideia. Isso porque, na sua mente, você criará uma rotina mais adequada.

Ou seja, fará com que o seu cérebro entenda que determinado ambiente foi desenvolvido para você se concentrar e trabalhar. Como consequência, isso melhora até mesmo os seus resultados.

5. Respeite as suas pausas e não queira ser produtivo 24 horas por dia

Entenda que ninguém é um verdadeiro robô que pode ser produtivo por horas a fio, sem parar. As pausas são essenciais para equilibrar a vida pessoal e profissional no trabalho remoto. Caso contrário, os seus momentos de descanso, almoço, relaxamento e lazer (que fazer parte da sua vida pessoal) poderão ser negligenciados.

E essas negligências podem impactar a sua saúde física, mental, emocional e até mesmo o seu relacionamento amoroso e com familiares. Portanto, nada de querer se anular em prol do trabalho, hein? Fique atento a isso!

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