Planejamento financeiro: viabilize uma poupança de forma direcionada

Planejamento financeiro: viabilize uma poupança de forma direcionada através de análises de seus hábitos de consumo. Veja dicas!

O planejamento financeiro pessoal pode ser o final de um fluxo contraproducente na sua rotina, entretanto, para que você consiga realizar o planejamento, você deve verificar hábitos passíveis de serem modificados.

Planejamento financeiro: viabilize uma poupança de forma direcionada

É comum que muitas pessoas negligenciem o planejamento financeiro, pois não possuem valores para que sejam disponibilizados para uma poupança, de imediato. Entretanto, ao focar em seus hábitos, você poderá modificá-los, e isso pode ser feito de forma planejada.

Analise os seus  hábitos financeiramente nocivos 

Muitas pessoas têm hábitos financeiramente nocivos e não se dão conta disso porque são hábitos implícitos na sua rotina. No entanto, ao realizar um planejamento financeiro pessoal, você consegue ter um parâmetro exato de sua condição e poderá modificar o seu fluxo financeiro pessoal; ainda que seja algo resolutivo considerando apenas um longo prazo.

Faça um controle de sua rotina 

Sendo assim, sugerimos que você faça um controle de sua rotina através de aplicativos de finanças ou de ferramentas próprias para planejamentos, como o Trello. Certamente, esse controle é de grande valia para que você obtenha o diagnóstico real e possa verificar quais são as suas possíveis ações e modificações.

Trocas importantes remodelam a sua relação com o dinheiro

No entanto, essa modificação não precisa ser radical. Você pode realizar pequenas mudanças. Por exemplo, você pode colocar uma TV a cabo por uma assinatura de streaming, ou ainda, um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade.

Certamente, realizar pequenas mudanças em sua rotina, considerando o seu estilo de vida, é algo possível. Além disso, é importante verificar a possibilidade de direcionar os valores economizados para a poupança, ainda que seja um valor irrisório.

Modifique a sua relação com o dinheiro

Lembre-se que um planejamento financeiro com foco em seus hábitos, modificará a sua relação com o dinheiro e isso será muito importante para que você alcance as suas metas pessoais. 

Torne o seu fluxo financeiro mais positivo

Posteriormente, você poderá ajustar esse planejamento para que você consiga adicionar valores fixos e elevados. Entretanto, o mais importante é que você defina seus objetivos pessoais e verifique possíveis mudanças, considerando tornar o seu fluxo financeiro mais positivo e seus hábitos de consumo, menos impulsivos.

Certamente ao modificar seus hábitos de forma faseada você obterá um resultado produtivo e resolutivo, questionando seu comportamento de compra e direcionando valores para a poupança de maneira natural. Além disso, é importante que você tenha paciência com o seu processo, pois você pode ter sucesso, ainda que o seu fluxo ocorra de forma não linear. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.