Planejamento financeiro: trocas econômicas e poupança direcionada

Muitos fatores impedem uma pessoa de elaborar uma poupança, no entanto, é fundamental que direcione um planejamento financeiro. Veja dicas!

Muitos fatores de rotina impedem uma pessoa de elaborar uma poupança, principalmente fatores externos, como as crises financeiras, crises pessoais e outros fatores externos não controláveis.

Dicas para o direcionamento da poupança através de um planejamento financeiro

No entanto, é primordial que elabore o seu planejamento financeiro, pois quando você negligencia a elaboração de uma poupança, você fica aquém de suas metas pessoais. Sendo assim, direcione um planejamento financeiro, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo.

Faça um mapeamento de sua situação atual

Primeiramente, é importante que você faça uma espécie de mapeamento para ter clareza sobre a sua situação financeira atual. Dessa forma, poderá verificar quais são os pontos passíveis de mudança dentro da sua rotina, sem que seja algo radical.

Controle os seus gastos de rotina 

Por exemplo, você pode controlar seus gastos através de aplicativos de finanças ou ferramentas de gestão, como o Trello. Conforme citamos, dessa maneira, você irá verificar quais são as trocas possíveis dentro da sua rotina, como o cartão de crédito tarifado que pode ser trocado por uma opção sem anuidade.

Faça trocas econômicas

Por isso, é possível realizar trocas econômicas dentro da sua rotina. Pois você pode realizar o mesmo tipo de troca referente a sua conta corrente. Uma vez que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade com isenção total de tarifas. Dessa forma, conforme o seu planejamento financeiro for adaptado, você alcançará seus objetivos de forma natural.

Direcione valores fixos para a poupança de forma orgânica, no entanto, é relevante que direcione todos os valores economizados, ainda que sejam baixos. Visto que é fundamental que elabore o seu planejamento financeiro focando em novos hábitos, por isso, a poupança deve ser vista como um hábito.

Certamente é primordial que foque em hábitos econômicos para que controle seus impulsos de compra. Além disso, essa é uma maneira de direcionar o seu planejamento financeiro e  modificar o seu próprio hábito de consumo de forma natural. 

Metodologia do pote

Dessa forma, o seu planejamento deve focar em seus novos hábitos. Assim sendo, conforme o seu planejamento financeiro evoluir, você poderá direcionar valores elevados e fixos para a poupança, a metodologia do pote pode clarificar este faseamento.

Portanto, no início de um planejamento financeiro pessoal é comum que você não consiga direcionar valores fixos e elevados para a poupança, bem como, pode ser difícil minimizar seus gastos de rotina.

 No entanto, esse é exatamente o motivo pelo qual as pessoas não costumam poupar, criando um fluxo financeiro negativo, sendo assim, recomece sempre que for necessário e entenda que um processo pode ser positivo, ainda que não ocorra de forma linear.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.