Novo Bolsa Família: o que se sabe sobre os cadastros no programa

Governo ainda não divulgou detalhes sobre o processo de cadastramento no novo Bolsa Família. Mas já dá para saber de algumas coisas

O Governo Federal ainda não bateu o martelo sobre uma série de pontos em relação ao novo Bolsa Família. Um dos pontos que está causando uma série de dúvidas é sobre a situação do cadastramento no programa em questão. Afinal, como é que o Palácio do Planalto vai fazer a seleção das pessoas que irão entrar no benefício?

A verdade é que essa pergunta ainda não tem uma resposta oficial. Pelo menos até a publicação desta matéria eles não falaram nada sobre este assunto. No entanto, de acordo com informações de bastidores, já dá para traçar uma espécie de lista de possibilidades reais sobre esse cadastramento.

Talvez o mais óbvio desses itens seja a questão do Cadúnico. Ainda não é oficial, mas é provável que o Governo use novamente esta lista para decidir quem pode e quem não pode entrar no benefício. Por isso, as pessoas que ainda não estão neste cadastro ou que pelo menos não tenham atualizado recentemente, talvez essa seja a hora ideal para fazer isso.

Para quem não sabe, essa é uma espécie de lista nacional que reúne o nome dos usuários que estão em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Por lá, as mais diferentes esferas de Governo podem verificar os dados de cada uma dessas pessoas. E aí eles podem escolher quem recebe os seus benefícios.

Outro ponto que também parece estar claro é que estados e municípios deverão gerir esse processo de seleção. É basicamente, portanto, como acontece agora. Para entrar no Cadúnico, por exemplo, é preciso fazer uma visita a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade.

Inscrições?

Nas redes sociais, muita gente está pedindo para que o Governo Federal abra novas inscrições não só para o Bolsa Família como também para o Auxílio Emergencial. É que tem muita gente que não está conseguindo receber nenhum dos dois.

O mais provável é que o Bolsa Família siga funcionando do mesmo jeito que funciona hoje. Então a pessoa que quer entrar no projeto vai precisar seguir entrando em contato com o CRAS para pedir para se inserir no benefício.

É assim que funciona na versão atual do projeto. No entanto, é sempre importante frisar que isso pode mudar a qualquer momento. De todo modo, o texto final da Medida Provisória (MP) do programa deve estar pronto dentro de mais alguns dias.

Novo Bolsa Família

Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, a atual versão do Bolsa Família atende algo em torno de 14,6 milhões de pessoas. Os valores médios de pagamentos estão na casa dos R$ 189. Pelo menos é o que dizem os dados oficiais.

A ideia do Governo Federal é turbinar esses números já a partir do próximo mês de novembro. Em tese, de acordo com o que se sabe hoje, o plano é subir essa quantidade de usuários para 17 milhões de pessoas.

Já a os valores poderiam subir para os R$ 400. Só que essas informações ainda não estão oficialmente confirmadas pelo Governo. De acordo com notícias que circulam pela imprensa, eles devem divulgar esses detalhes ainda nesta terça-feira (19)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.