Planejamento Financeiro Requer Adaptação, Foco e Direcionamento

Para o seu planejamento financeiro ser efetivo você deve ter foco e direcionamento. Por isso, veja dicas importantes!

Planejamento financeiro faz diferença para seu futuro através dos hábitos atuais

Certamente, um planejamento financeiro requer mudança de hábitos, ao passo que esses hábitos poderão representar uma mudança pequena, porém, contínua, o que para o seu futuro pode fazer toda a diferença.

Sendo assim, o controle deve ser feito pensando na rotina, por meio de análises quanto às suas demandas imediatas, bem como, deve direcionar seus planos pessoais em curto, médio e longo prazo. 

Adaptação, foco e direcionamento nas mudanças de hábitos financeiros 

 Além disso, modificar a sua relação com o dinheiro é mais importante do que resolver apenas um problema pontual, já que os hábitos tendem a fazer com que todas as pessoas tenham as mesmas atitudes. Por isso, ao modificar seus hábitos, você modifica a sua vida, ainda que você precise de adaptação, foco e direcionamento.

Direcione seus hábitos para que gerem economia 

Outros pontos também são importantes, por exemplo, é relevante que você faça um mapeamento de sua situação financeira atual para que possa direcionar esses hábitos.

Mapeamento da sua situação atual e trocas inteligentes 

Uma vez que tendo clareza sobre a situação atual e suas finanças, você poderá analisar quais hábitos você pode modificar para gerar economia. Por exemplo, é possível que você faça algumas trocas viáveis financeiramente, como trocar o cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, da mesma maneira você pode fazer com as contas bancárias. Já que as fintechs oferecem esses produtos sem tarifa nenhuma.

Sendo assim, ainda que você entenda esses valores como baixos, são trocas econômicas nas quais você não perde a usabilidade dos produtos.

Tenha a poupança como hábito de rotina 

Direcione esses valores para sua poupança, assim irá facilitar esse hábito. Para que você tenha a poupança como hábito é importante direcionar valores de forma contínua, ainda que sejam irrisórios.

Sugestões de metodologias simples para que alimente esse fluxo financeiro de forma positiva 

Certamente, conforme as finanças melhorarem você poderá direcionar valores mais elevados, ainda que seja aos poucos, o mais importante é que seja um hábito contínuo.

Falamos sobre algumas metodologias como a metodologia do pote e um planejamento simplificado para a poupança, para consultar basta clicar nos destaques. Assim, poderá verificar formas simples e efetivas para alimentar esse importante hábito. 

Tenha paciência com o seu processo

Decerto, é importante que você tenha clareza sobre o seu processo, já que nenhuma mudança ocorre de maneira linear. Principalmente, quando pensamos em um planejamento financeiro que requer muitas adaptações e depende de fatores externos que não controlamos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.