Planejamento financeiro pessoal: faça adaptações relevantes 

Através de um correto planejamento financeiro é possível alcançar suas metas pessoais em curto, médio e longo prazo. Veja dicas!

Através de um correto planejamento financeiro é possível alcançar suas metas pessoais em curto, médio e longo prazo. Além disso, um planejamento financeiro pode facilitar a viabilização de uma poupança

A poupança e o seu planejamento financeiro pessoal

Por isso, é completamente possível que você se direcione assertivamente e eleve suas chances de sucesso financeiro, alcançando seus objetivos pessoais.

Separe seus gastos e categorize-os

Primeiramente, você deve separar seus gastos e categorizar os seus custos por ordem de relevância. Uma vez que essa categorização permite que você tenha clareza sobre quais são as suas possíveis ações, já que você saberá quais são seus reais custos fixos e variáveis. 

Portanto, esse mapeamento é um ponto de partida para que você verifique possíveis mudanças em sua rotina e comece a direcionar as suas finanças pessoais. 

Ferramentas de gestão 

É possível que possa controlar os seus hábitos financeiros através de aplicativos de finanças ou por meio de ferramentas específicas de gestão, como o Trello. Certamente você conseguirá ter uma maior clareza sobre a sua situação atual, evitando compras por impulso.

Faça trocas viáveis financeiramente

É possível realizar trocas econômicas. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, bem como, você pode realizar o mesmo tipo de troca sobre a sua conta corrente. Uma vez que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade com isenção de tarifas.

Alimente o hábito de poupar

Por conseguinte, você pode direcionar os valores economizados para a sua poupança, ainda que tenha tais valores como irrisórios. Pois estará alimentando um hábito relevante para o seu planejamento, o hábito de poupar valores economizados.

Faça adaptações relevantes 

Dessa forma, o seu planejamento deve focar em novos hábitos. Assim sendo, conforme o seu planejamento financeiro evoluir, você poderá direcionar valores cada vez mais elevados e fixos para a poupança.

Pois, no início de um planejamento financeiro pessoal é comum que você não consiga direcionar valores fixos e elevados para a poupança. No entanto, esse é exatamente o motivo pelo qual as pessoas não costumam poupar, criando um fluxo financeiro negativo.

Endividados e renegociações

Para os endividados o planejamento financeiro pode ser mais desafiador. Sendo assim, caso você seja uma pessoa que está em uma situação de endividamento, é importante que verifique a possibilidade de realizar renegociações. O Feirão Serasa Limpa Nome oferece acordos interessantes para o consumidor, já que seus descontos podem chegar a até 90% do valor atual da dívida. 

Porém, cabe uma ressalva, é importante não faça muitos acordos ao mesmo tempo, já que pode criar um fluxo negativo de novo endividamento ao tentar pagar suas dívidas, por isso, esse é um ponto de atenção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.