Planejamento financeiro e o hábito da poupança 

É importante que você elabore um planejamento financeiro para que você direcione uma poupança de forma resolutiva. Veja dicas!

O planejamento financeiro pode ser um desafio pessoal. No entanto, é uma necessidade para que você possa elaborar uma reserva de emergência e criar o hábito da poupança.

Planejamento financeiro e o hábito da poupança 

Ainda que a situação financeira atual esteja negativa, é muito importante que você elabore um planejamento financeiro para que você direcione o seu fluxo de finanças pessoais de forma resolutiva, ainda que essa percepção ocorra somente em longo prazo.

Direcione suas metas pessoais

Sendo assim, veja algumas dicas para que você elabore o seu planejamento financeiro pessoal de maneira direcionada e consiga alcançar suas metas pessoais, considerando o curto, médio e longo prazo.

Faça um mapeamento de sua situação financeira

Primeiramente, você deve realizar algum tipo de mapeamento de suas finanças. Sendo assim, separe seus gastos fixos e variáveis para que você entenda quais hábitos podem ser modificados na sua rotina.

Utilize aplicativos de finanças 

Dessa forma, é importante que você utilize aplicativos de finanças ou ferramentas de gestão, como o Trello, para que você possa acompanhar sua rotina e eliminar gastos desnecessários.

Posteriormente, você pode verificar possíveis trocas dentro da sua rotina que não sejam muito radicais. Porém, devem ser trocas que geram economia.

Faça trocas viáveis

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade, visto que as fintechs oferecem serviços bancários qualificados com isenção total de tarifas. Sendo assim, você pode direcionar os valores economizados para a sua poupança.

Veja a poupança como um hábito

Dentro do planejamento financeiro pessoal, a poupança deve ser vista como um hábito. Dessa forma, você deve alimentar esse hábito com foco em modificar a sua rotina; posteriormente você poderá focar em valores fixos e elevados para essa finalidade.

No entanto, direcione qualquer valor economizado para que você reforce esse hábito. Pois, somente dessa forma, você conseguirá ser uma pessoa econômica de forma orgânica.

Comemore suas pequenas mudanças

Além disso, separe e categorize as suas metas por ordem de importância, para que você comemore pequenas metas que demonstram mudanças em sua maneira de consumir.

Por exemplo, comemore sempre que você deixar de comprar algo e poupar o valor. Sendo assim,  você irá criar um caminho mental que é de grande valia para o seu futuro, ao modificar a sua relação com o dinheiro e não somente mudar seus hábitos de maneira pontual. Por isso, você pode obter sucesso, ainda que essa mudança ocorra de forma não linear. Sendo assim, não desista de direcionar suas finanças de forma planejada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.