Planejamento Financeiro Deve Considerar Acordos

O planejamento financeiro pessoal requer análise dinâmica e acompanhamento

O planejamento financeiro pessoal requer uma análise dinâmica sobre sua situação financeira em várias vertentes. Por isso, é importante que faça um planejamento e acompanhe seus gastos dentro de uma rotina, até que possa mudar seus hábitos de forma natural.

Custos fixos categorizados 

Primeiramente, você deve separar os seus custos fixos dos seus custos variáveis. Os custos fixos são as contas de consumo relacionadas à sobrevivência de uma família, ou seja, o fornecimento de água, energia elétrica, internet, telefone, plano de saúde, compras do supermercado, aluguel  etc. 

Hábitos de consumo e os custos variáveis 

Já os custos variáveis são as aquisições que você faz e que podem não ser feitas sem que impactem diretamente na sua sobrevivência. Sendo assim, podem ser assinaturas de streamings, compras online, pedidos no aplicativo delivery, enfim, gastos que são feitos de forma natural e já estão implícitos em seus hábitos. Porém, estão prejudicando suas finanças.

Aplicativos de finanças pessoais facilitam o acompanhamento

Após avaliar essas duas vertentes, você pode categorizá-las de maneira que fique mais fácil para você realizar os acompanhamentos. Estão disponíveis no mercado aplicativos de finanças pessoais que facilitam essa categorização. Bem como você pode verificar as suas dívidas, caso as tenha, e limitar um valor para que possa fazer negociações.

Acordos considerados no planejamento pessoal

Esse limite é importante para que não faça muitos acordos ao mesmo tempo e acabe por perdê-los com o passar do tempo. Sendo assim, verifique no site do Feirão Limpa Nome do Serasa as possibilidades de acordo oferecidas pelas empresas parceiras.

Pode ser importante para você realizar os acordos, e inseri-los em seu planejamento financeiro pessoal. Sendo assim, verifique o volume de dívidas que você tem e a quantidade de parcelas oferecidas, caso você tenha muitas dívidas ao mesmo tempo, faça acordos de algumas e, posteriormente, faça a outra parte para que não crie um fluxo negativo ao tentar pagar as suas dívidas. 

Direcione valores para a poupança

Posteriormente, tenha foco no seu hábito de consumo para diminuir seus custos variáveis, ao passo que direciona valores para uma poupança, ainda que, no início, esse valor direcionado para a poupança seja muito baixo. Sendo assim, é importante que você crie esse hábito para que possa aumentar esse valor de forma natural.

Dessa forma, você alinha os processos e alcança seus objetivos de vida em longo prazo através do seu planejamento financeiro pessoal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.