Banco Central confirma o vazamento de 160 mil chaves PIX

Os dados cadastrais dos clientes da Acesso Pagamentos foram vazados, de acordo com uma informação que foi confirmada pelo Banco Central do Brasil na última sexta-feira (21) e que informou o vazamento de mais de 160 mil chaves PIX.

Esse não foi o primeiro vazamento de dados do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil. É importante ressaltar que o PIX passou a operar desde novembro de 2020.

O BC divulgou que houve um problema no vazamento dos dados cadastrais, porém que até o momento isso não afetaria a movimentação de dinheiro das contas. Os dados são protegidos pelo sigilo bancário, que vai desde saldos e extratos, até toda a movimentação bancária, assim como o uso de senhas.

Vazamento dos dados pelo PIX teria ocorrido ainda em dezembro de 2021

O incidente ocorreu entre os dias 3 e 5 de dezembro, expondo os dados e nomes dos usuários, além de CPFs, instituição de relacionamento, o número da agência e também o número da conta.

Para todas as pessoas que tiveram as suas informações vazadas sem o consentimento, estas acabaram tendo um aviso sobre o ocorrido através do aplicativo Dá Acesso ou pelo Internet Banking.

Em um novo comunicado, o Banco Central do Brasil pediu para que os seus clientes não considerassem nenhum tipo de chamada telefônica, SMS ou mesmo e-mails de remetentes desconhecidos que são enviados para a caixa de entrada ou spam, sempre em uma tentativa de roubar novas chaves do PIX.

Resposta da Acesso Pagamentos sobre o acontecido

Em uma nota, a Acesso Pagamentos tentou justificar que sempre tomou o máximo de medidas de segurança para que as informações dos seus clientes estivessem em segurança, sem um reconhecimento de que houve uma falha por parte da empresa que teve a confiança dos seus clientes depositada em custódia.

A instituição de pagamentos realizou uma série de comunicados para tentar orientar os seus clientes que tiveram os seus dados vazados. Isso inclui evitar clicar em links de sites falsos que vão tentar realizar novamente a captura de dados.

A Acesso é uma instituição de pagamentos que trabalha oferecendo serviços de meios digitais, inclusive para plataformas de aplicações financeiras internacionais. No mês de agosto do ano passado, também houve um grande vazamento de dados, que dessa vez aconteceu com os clientes do Banco do Estado de Sergipe, que informaram o vazamento de 414,5 mil chaves PIX.

Vazamento das chaves PIX poderia ter sido ainda maior

Inicialmente, os dados que foram repassados diziam que o Banco Central havia realizado um apuramento de quase 400 mil chaves PIX que haviam sido vazadas. Porém, o cálculo acabou sendo refeito é posteriormente alterado para 160 mil chaves PIX da Acesso Pagamentos.

Existe no país uma Lei que busca proteger os dados, tanto de pessoas físicas ou jurídicas, que nesse caso também configuram vários tipos de chave PIX. A autoridade monetária do Brasil possui uma página onde os seus clientes podem acompanhar vários tipos de incidentes que já aconteceram com o PIX.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.