Pix: Banco Central comunica ocorrência em instituição de pagamento

Banco Central comunica ocorrência em instituição de pagamento relacionada ao Pix. Confira trechos relevantes do comunicado oficial!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), houve uma ocorrência relacionada ao Pix em uma instituição participante. 

Pix: Banco Central comunica ocorrência em instituição de pagamento

Regido pelo princípio da transparência, o Banco Central do Brasil (BCB) informou publicamente a ocorrência de incidente de segurança com dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento S.A. (Acesso), em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento.

Não houve exposição de dados sensíveis  

A instituição reforçou que não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações e saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. 

Não é possível a movimentação de recursos

As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras, reforça o Banco Central do Brasil (BCB) em comunicado oficial.

A notificação oficial ocorrerá exclusivamente pelo Banco Central do Brasil (BCB)

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Dessa maneira, nem o Banco Central do Brasil (BCB) nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail, reforça a instituição em seu site oficial. 

O Banco Central do Brasil (BCB) adotou as ações necessárias para a apuração detalhada do caso

Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) adotou as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulamentação vigente. 

A instituição reforça a transparência dentre os seus valores junto ao público 

Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o Banco Central do Brasil (BCB) decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação, reforça a instituição em seu site oficial. 

O Banco Central do Brasil (BCB) criou página específica em seu site para registrar incidentes de segurança 

Ainda regido pelo princípio da transparência, o Banco Central do Brasil (BCB) criou página específica em seu site para registrar incidentes de segurança desse tipo, reforça o comunicado oficial do Banco Central do Brasil (BCB), disponível em seu site. 

O Banco Central do Brasil (BCB) reforça que desde o escopo dos seus projetos (Pix e Open Banking) a segurança dos usuários é uma das suas principais preocupações. Por isso, todos os fluxos são acompanhados e os incidentes são apurados. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.