Pix: saiba quais são os golpes mais aplicados nas empresas

Adulteração de comprovante, agendamento e Pix errado. Saiba quais são os golpes do Pix mais aplicados nas empresas!

O Pix é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, sendo assim ,a ferramenta do Banco Central do Brasil (BCB) é alvo constante de diferentes modalidades de golpes. Confira alguns dos golpes que podem ocorrer com a sua empresa!

Pix: saiba quais são os golpes mais aplicados nas empresas

O golpe do Pix adulterado se refere ao envio de um comprovante falso. Dessa maneira, o golpista consegue receber ou levar um produto. 

Golpe do Pix adulterado

Algo que pode ser feito imediatamente é uma análise do logotipo da instituição, bem como, a observação sobre a data e o horário com o momento da transferência, por exemplo, antes da verificação diretamente na conta bancária da empresa.

Golpe do agendamento do Pix

O golpista pode enviar para a sua empresa um comprovante referente a um agendamento feito via Pix, no entanto, o agendamento não é nenhuma garantia de que o valor será transferido. 

Já que é possível cancelar o agendamento a qualquer momento, por isso, preste bem atenção se o comprovante recebido se refere a um agendamento ou a efetivação da transação.

Golpe do Pix errado

Essa modalidade de golpe pode ser muito confusa, por isso, é importante prestar atenção, caso receba um comprovante de transferência via Pix de forma aleatória.

No golpe do Pix errado, um comprovante de transferência falsificado é enviado aleatoriamente pelo WhatsApp ou por e-mail para um e-commerce. Em seguida, o lojista recebe um contato do criminoso dizendo que enviou esse Pix errado por engano e solicita o reembolso.

Golpe do falso fornecedor

As empresas de pequeno porte são as principais vítimas do golpe de falsos fornecedores. Nessa modalidade de golpe, o criminoso abre conta PJ em bancos digitais. 

Contudo, essas empresas utilizadas para golpes têm nomes muito parecidos com os nomes de empresas populares, com pequenas diferenças, como um número ou uma letra.

Dessa forma, com a conta PJ aberta, o criminoso entra em contato com a sua empresa, se passando por um fornecedor de uma grande organização e informa mudanças nos processos internos.

Assim sendo, o golpista pede um pagamento via Pix para garantir um fornecimento específico, com um valor abaixo do mercado.

Dados vazados facilitam os golpes

Um dos grandes problemas deste golpe, é que os criminosos costumam ter acesso a lista de fornecedores, através de dados vazados na internet. 

Sendo assim, eles podem ligar para a sua empresa com dados reais sobre os seus fornecedores atuais. Além disso, é possível aplicar esse golpe vendo quais são seus clientes e fornecedores no seu site institucional da sua empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.