VITÓRIA: ÓTIMA NOTÍCIA para os brasileiros que desejam receber pelo INSS

Idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência podem receber um benefício do INSS sem ter contribuído para a Previdência Social.

Como muitos já sabem, para ter acesso a algum benefício previdenciário, o cidadão precisa estar contribuindo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Por meio dos recolhimentos que tornam a pessoa um segurado, é possível receber aposentadoria, pensão e demais auxílios.

No entanto, o que muitos têm dúvidas está relacionado a possibilidade de receber algum dos abonos mesmo sem ter contribuído. Isso ocorre porque a autarquia paga o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Trata-se de uma iniciativa assistencial voltado a um público específico.

Entenda o BPC e quem pode recebê-lo a seguir!

Benefício de Prestação Continuada

A saber, o BPC é pago a idosos a partir de 65 anos e a pessoas com deficiência de qualquer idade. Por ser um benefício assistencial, e não previdenciário, não é preciso tem contribuído com o INSS, embora seja a autarquia a responsável pelo seu pagamento.

Todavia, para ter acesso ao pagamento equivalente a um salário mínimo (R$ 1.302), o cidadão precisa corresponder a alguns critérios:

  • Ter idade mínima de 65 anos; ou
  • Ter deficiência (qualquer idade);
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter nacionalidade portuguesa, desde que comprove residir no Brasil;
  • Possuir renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa;
  • Não receber outro benefício do INSS, como seguro-desemprego, aposentadoria e pensão, nem mesmo de outro regime.

Como solicitar o BPC?

Veja, agora, como solicitar o BPC pela internet:

  1. Acesse o app Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  2. Faça o login, caso seja o primeiro acesso faça um cadastro;
  3. Na página inicial, clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  4. Feito isto, toque em “Novo Requerimento”;
  5. Agora selecione o serviço que deseja;
  6. Em seguida, clique em “Atualizar”;
  7. Confira ou altere os dados de contato;
  8. Para finalizar, toque em “Avançar”.

Pessoas da mesma família podem receber?

De acordo com a lei que regulamenta o BPCduas pessoas de uma mesma família podem receber o pagamento. Isso porque, é possível que dois integrantes de um mesmo grupo familiar atendam aos critérios básicos do programa, pela idade e pela deficiência.

Além disso, na hora de realizar o cálculo da renda para conferir se é possível receber o benefício, o valor do BPC da outra pessoa não é considerado. Assim, mais de um componente da mesma casa pode receber o benefício, sem medo de ter a renda ultrapassada.

BPC pode receber mais beneficiários

Há um projeto de lei em tramite na Câmara dos Deputados que prevê que a faixa de renda por pessoa da família seja ampliada, beneficiando um número maior de cidadãos, inclusive aqueles que possuem algum tipo de deficiência.

A iniciativa é do deputado Dr. Fernando Máximo, que afirma que “O próprio STF decidiu, em julgamento colegiado, que o critério de renda de até 1/4 do salário mínimo por pessoa não se sustenta do ponto de vista da proteção social almejada pelo constituinte”.

Neste contexto, o deputado argumenta a dificuldade das famílias com os cuidados com os integrantes que possuem deficiência, e por esta razão, as regras atuais de acesso ao benefício deixariam de fora muitas famílias que precisam do auxílio assistencial do governo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.