PIS/Pasep: Milhões de brasileiros têm o benefício disponível para saque; saiba como sacar

A Caixa Econômica Federal informou que, atualmente, um total de R$ 23 bilhões estão esquecidos pelos trabalhadores que têm direito às Cotas do PIS/Pasep.

A Caixa Econômica Federal informou que, atualmente, um total de R$ 23 bilhões estão esquecidos pelos trabalhadores que têm direito às Cotas do PIS/Pasep. De acordo com a instituição, o pagamento está disponível para 10,6 milhões de brasileiros.

Cotas do PIS/Pasep

Primeiramente, de acordo a Caixa, as cotas estão sendo liberadas para os cidadãos que exerceram atividades trabalhistas com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988.

Os valores do PIS/Pasep estarão disponíveis para saque até o dia 1° de junho de 2025. É importante destacar que as quantias que não forem resgatadas após essa data, serão consideradas como abandonadas, sendo a União a nova proprietária. Além disso, nos casos em que o titular tenha falecido, o seu herdeiro ou dependente poderá sacar o benefício.

Para solicitar o saque das cotas, basta acessar o aplicativo do FGTS e seguir os seguintes passos:

  1. Toque na aba “Meus Saques” e depois em “Outras Situações de Saque”;
  2. Feito isto, selecione a opção “PIS/Pasep” e indique uma conta em qualquer instituição bancária para receber os valores.

Os valores poderão ser depositados nos meios a seguir:

  • Através do crédito em conta, quando o trabalhador possui conta individual na Caixa, com saldo positivo e movimentação nos últimos meses;
  • Nos caixas eletrônicos da Caixa, Correspondente Caixa Aqui e Loterias, utilizando o Cartão do Cidadão;
  • Em uma agência da Caixa?.

Documentos necessários para realizar o saque das cotas PIS/Pasep

De acordo com a Caixa, os beneficiários precisam apresentar alguns documentos específicos para terem acesso aos valores. São eles:

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de Habilitação;
  • Carteira Funcional reconhecida por Decreto;
  • Identidade Militar;
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros;
  • Passaporte emitido no Brasil ou no exterior.

Como saber se tenho direito ao abono?

Para o PIS (trabalhador de empresa privada):

  • No Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • No site da caixa;
  • Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Para o Pasep (servidor público):

  • Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Sendo assim, o cidadão pode consultar se tem direito as Cotas do PIS/Pasep pelo aplicativo do FGTS, no site e para correntistas da Caixa pelo Internet Banking Caixa. Nesses canais é possível identificar a partir do nome do empregador, que estará cadastrado tanto no PIS quanto no Pasep.

Qual será o valor do abono em 2023?

Até o momento não está disponível o valor do abono salarial para o próximo ano. Isso porque o beneficio é calculado segundo o salário mínimo em vigência, que ainda não foi definido para 2023.

No entanto, a quantia paga ao trabalhador considera a quantidade de meses trabalhados no ano de apuração, sendo 2021. Desta forma, cada mês equivale a 1/12 do salário mínimo do próximo ano.

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