Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

3.1/5 - (69 votes)

Pagamento do 13º salário em dobro liberado via INSS

A proposta visa criar um novo abono extra aos aposentados, pensionistas, e beneficiários de auxílios previdenciários, como por doença, creche e reclusão.

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguardam ansiosamente a liberação do 13º salário em dobro. A proposta visa criar um novo abono extra aos aposentados, pensionistas, e beneficiários de auxílios previdenciários, como por doença, creche e reclusão.

Veja também: Aposentados do INSS podem aumentar o valor do benefício; veja como

O Projeto de Lei PL 4.367/2020 foi recentemente aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Agora, segue para apreciação na Comissão de Finanças e Tributação.

Caso receba parecer favorável em todas as casas, o texto será encaminhado para votação no Senado Federal. Com isso, para que de fato seja liberado, ainda será necessário receber a sanção presidencial.

Quem pode receber o 13º em dobro?

O texto original é de autoria do deputado Pompeo de Mattos e há alguns dias passou por alterações. A deputada e relatora Flávia Morais incorporou a proposta o Projeto de Lei 5.641, criada pelo deputado Aureo Ribeiro. O documento define quem será contemplado pelo 13º em dobro.

Neste sentido, poderão receber o novo salário extra:

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Beneficiários do auxílio-doença;
  • Beneficiários do auxílio-creche; e
  • Beneficiários do auxílio-reclusão.

Em contrapartida, ficam de fora do abono:

  • Inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Beneficiários do auxílio-suplementar por acidente de trabalho;
  • Beneficiários previdenciários por invalidez do trabalhador rural; e
  • Beneficiários da pensão vitalícia.

Quais as chances de liberação do 13º salário em dobro?

O documento reformulado pela relatora e deputada Flávia Morais, estende o tempo de duração da medida, conferindo a até o ano de 2023.

“Considerando que a proposta [original] não foi examinada em 2020, já tendo expirado o prazo de pagamento previsto, entendemos que o benefício poderá ser pago na forma prevista pelo Projeto de Lei nº 5.641, de 2020, ou seja, do ano de promulgação da proposta até 2023”, esclareceu a relatora.

Um dos fatores utilizado como justificativa para a liberação desse novo benefício é a antecipação do calendário do 13º salário do INSS em razão da pandemia da Covid-19. Isso fez (em 2020) e fará (em 2021) que milhares de segurados fiquem sem a quantia extra no final do ano.

“Nesse ano, assim como no ano passado, houve uma antecipação nas datas de pagamento do benefício. Inicialmente, a medida traz alento aos orçamentos familiares, mas, por outro lado, os recursos tão necessários no final de ano, quando ocorrem despesas extraordinárias, não mais estarão disponíveis. A concessão excepcional de parcelas do abono poderá contribuir para o aporte dos recursos necessários para as despesas de final de ano”, completou a deputada.

No que se refere a liberação da proposta, atualmente o Governo Federal está evitando novos gatos. Desta forma, é provável que o 13º em dobro não seja implementado. O foco do governo Bolsonaro neste momento são os pagamentos do Auxílio Brasil, política pública que substituirá o Bolsa Família.

3.1/5 - (69 votes)

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

27 Comentários
  1. Arnaldo Ernesto Santana Diz

    Enquanto esses larápios tiver financiando esse verdadeiro estelionato eleitoral os aposentados nunca terão vez o tal bolsa família ninguém é capaz eliminar esse estelionato enquanto isso os aposentados que resebe esse salário que quase nem dá pra comer parabéns políticos deste Brasil que só procupan com os seusbolso

  2. Wilson Dias Duarte Diz

    O senhor presidente da República Brasileiro aquardando a liberação do 14 salário.com urgência pelo amor de Deus que a minha família estão passando por muitos dificuldade e a minha mulher está querendo se matar pôr motivo do senhor presidente não está querendo fazer a liberação deste Dinheiro 💸 para os aposentados deste Brasil que estão passando por muitos dificuldade e com o nome sujo na praça que não estão conseguindo fazer empréstimo pôr culpa desse Dinheiro e dó governo que vcs estão fazendo com o povo Brasileiro finalizando w

  3. Osmar Back Diz

    Eu to indo pra 65 anos 40 de contribuição já 5 anos lutando pro aposento nada pôr enquanto eu fim do ano vo passar sem um real no bolso se ei fosse bandido que esta prezo pot matar eu ganhava dinheiro se eu podesse trabalhar mais nem isso posso to doente

  4. Edma Diz

    Nem em 2020 nem 2021 2022 e nem 2023 dão privilégio demais pra uns e esquece outros. Estão preocupados só com os bolsistas porque devem achar q os votos vem só deles

  5. Maïithe Diz

    Com o número de senadores, deputados e outros que mamam na teta do governo é normal não ter fundos para pagar os aposentados. Esses elementos tem moradia, transporte, combustivel e até as amantes pagos com nosso dinheiro. Aprendam a ñ votar. É vergonhoso o salario do aposentado. Marie

  6. Rosildo Diz

    Não reeleja nenhum político, são quase todos safados,vivem as custas de nosso suor..
    O salário deles aumentam aumentam a hora que querem, eu não voto mais, não confio em ninguém mais…

  7. Lazara Nunes Diz

    Esta novela se 14⁰ salário , será que novamente vai ficar na conversa fiada, pelo amor de Deus não engana mais esses aposentados que a maioria sustenta a família toda, faça alguma coisa pelo menos esse ano.

  8. Iara Diz

    Nao entendi até 2023?? É isso ou vamos receber 3’anos me digam pois isso é palhaçada sim ,só vejo blá blá blá todo dia e ninguém faz nada,um salário mínimo é vergonhoso sim,mal dá pra comprar comida e depois não ajuda?? Brasil de loucos , eleição está aí fácil se não saí é só tirar todos eles façam isso

  9. Nilza Diz

    Esse auxílio não está sendo criado só está trocando de nome de bolsa família pra auxilio brasil não estão tendo gasto então não é desculpa para não criar o décimo quarto salário dos apisentados

  10. Ivonete amaral da Silva Diz

    Estamos aposentados por direito, contribuimos a vida todo em pro de nossa patria.Hoje não e reconhecidos, mas somos eleitores responsável por garanti o engresso dos políticos pra representar a nossa nação.

  11. SIDNEI DE MORAES Diz

    E o povo aprende a votar por acaso? O tovo ta pouco se lixando…poucos sabem q quem faz a bagunça toda são os deputados e senadores, e os q sabem disso, continuam na burrice de continuar a elegê-los…trágico👎👎

  12. José Alvino da Silva Diz

    Isso eh tudo bla bla bla, esse governo não está nem aí com os aposentados e o final de ano sem dinheiro que todos irão passar, se está tudo bem para eles foda-se se para a população não está !

  13. Nyse Diz

    Pelo amor de Deus senhor Presidente libere o 14*.🙏🙌🏽🙏🙌🏽🙏🙌🏽🙏🙌🏽🙏🙌🏽🙏🙌🏽🙏🙌🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐

  14. Maurício Neves Diz

    Engraçado para aumentos abusivas salariais de deputados são rapidinho aprovados. E o auxiliar emercial pra quem não precisa rapidinho foi resolvido. E os aposentados que pagam a vida toda sobre essas leis e os demais que precisam nada. Paredes senhores brasileiros pelos votos de que deram a esses políticos que só sugam nossos impostos.

  15. Luzimar Diz

    Não esperem o meu voto nos do BPC estamos sendo exclidos, somo oque mais precisamos para se manter e manter o nosso tratamento ,pois temos gastos com casa, filhos,medicação, deslocamento para consultas e etc.Pois bem darei a minha resposta nas urnas.

  16. Ricardo Kettrup Diz

    Nós aposentados ficaremos sem o 14° salário pois não será aprovado pelos deputados e senadores. O Presidente (que numa “democracia” é o que menos manda), não pode fazer nada.
    Não somos importantes para eles, afinal de contas não mais contribuímos para o INSS. Na verdade torcem para morrermos rápido.

  17. Antônio Ribeiro leite Diz

    Campanha política visando a continuidade no poder.

  18. Amanda Diz

    Se tirar do fundo partidário tem dinheiro para pagar tanto o auxílio Brasil quanto o 13⁰ em dobro. Esse fundo partidário beneficia meia dúzia, tem q ser usado para benefício do coletivo.

  19. Saulino Diz

    Vê se vcs aprendem a votar são os parlamentares que estão nos prejudicando

  20. Claudia Diz

    Isso e tudo mentira gente o Brasil só tem direito os ricos vamos muda os votos em 2022

  21. Assis morais Diz

    Meus amigos aposentados, esqueçam este negócio, toque a vida pois os governos só estão preocupados com o próprio bolso

  22. Ivan Ribeiro Diz

    Gente são os deputados e senadores que aprovam.o presidente só assina. Vcs foram errado. Nas próximas eleições quem tem mais de um mandato. Não votam neles. Vamos trocar 95 por cento do senado e deputados. E pronto.

  23. Carlos Alberto Diz

    O engraçado é que td que é para o benefício deles, aprovam até as escondidas. Mas como a população brasileira é esquecem dessas coisas na época que precisam do povo. Eles se dão no direito de negar os benefícios dos mais necessitados. O desgoverno quer descer a geladeira abaixo o auxílio Brasil, por que sabe que a memória do povo é falha.

  24. Maurício Diz

    A verdade é o seguinte, o governo não esta nem aí pro povo brasileiro, ficam empurrando com a barriga esta votação do 14 salário, se não votaram até agora é porque eles não pretendem pagar um 14 salário para os aposentados, se fosse algum benefício pra eles já tinham votado a favor, quantas pessoas perderam seus empregos e estão morando na rua, o governo não está nem aí pra essas pessoas, eles tem vários tipos de auxílio como.( auxílio gasolina, alimentação, paletó, moradia, etc.etc. Pro governo quanto mais pessoas morrerem é melhor pra eles, assim não precisam mais pagar benefício, são todos ratos de esgotos, não valem nem a comida que comem..

  25. Cris Diz

    Quer dizer que o boso acaba com o Brasil kd o povo pra tirar esse assassino matando o povo de fome os aposentados fazendo dê palhaçada que ñ recebeu nada de benefícios só lascou com os aposentados pra empréstimos pra inricar os bancos boso fora urgente

  26. Edvânia Diz

    Só vejo propaganda quando tudo é ptenchido não aprovam não sei pra que isso

  27. Josilda Diz

    Quem tem esquizofrenia grau 1 tem direito. ?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.